quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Evangelho (Lucas 19,11-28)


19 11 Ouviam-no falar. E como estava perto de Jerusalém, alguns se persuadiam de que o Reino de Deus se havia de manifestar brevemente; ele acrescentou esta parábola:
12 "Um homem ilustre foi para um país distante, a fim de ser investido da realeza e depois regressar.
13 Chamou dez dos seus servos e deu-lhes dez minas, dizendo-lhes: ´Negociai até eu voltar´.
14 Mas os homens daquela região odiavam-no e enviaram atrás dele embaixadores, para protestarem: ´Não queremos que ele reine sobre nós´.
15 Quando, investido da dignidade real, voltou, mandou chamar os servos a quem confiara o dinheiro, a fim de saber quanto cada um tinha lucrado.
16 Veio o primeiro: ´Senhor, a tua mina rendeu dez outras minas´.
17 Ele lhe disse: ´Muito bem, servo bom; porque foste fiel nas coisas pequenas, receberás o governo de dez cidades´.
18 Veio o segundo: ´Senhor, a tua mina rendeu cinco outras minas´.
19 Disse a este: ´Sê também tu governador de cinco cidades´.
20 Veio também o outro: ´Senhor, aqui tens a tua mina, que guardei embrulhada num lenço; 21 pois tive medo de ti, por seres homem rigoroso, que tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste´.
22 Replicou-lhe ele: ´Servo mau, pelas tuas palavras te julgo. Sabias que sou rigoroso, que tiro o que não depositei e ceifo o que não semeei.
23 Por que, pois, não puseste o meu dinheiro num banco? Na minha volta, eu o teria retirado com juros´.
24 E disse aos que estavam presentes: ´Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas´.
25 Replicaram-lhe: ´Senhor, este já tem dez minas!
26 Eu vos declaro: a todo aquele que tiver, dar-se-lhe-á; mas, ao que não tiver, ser-lhe-á tirado até o que tem.
27 Quanto aos que me odeiam, e que não me quiseram por rei, trazei-os e massacrai-os na minha presença´".
28 Depois destas palavras, Jesus os foi precedendo no caminho que sobe a Jerusalém.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário