sábado, 16 de abril de 2011

Aconteceu no dia 16 de abril de 1209

Fundação da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, ordem fundada por São Francisco de Assis

Franciscanos ou Ordem dos Frades Menores, é uma ordem religiosa fundada, provavelmente em 1208, por São Francisco de Assis e aprovada pelo Papa Inocêncio III em 1209.
Após dedicar-se a uma vida de pregação, de serviço, e da pobreza, Francis reunidos em torno dele um grupo de 12 discípulos.
Ele conduziu-os de Assis a Roma para pedir a bênção do papa, que expressou dúvidas quanto à exequibilidade do modo de vida que o grupo propôs a adoptar.
Papa Inocêncio lhes deu a sua bênção, no entanto, com a condição de que eles se tornam clérigos e eleger um superior hierárquico.
Francisco foi eleito superior, bem como o grupo retornou a Assis, onde eles obtidos a partir da abadia beneditina de Monte Subasio o uso do pouco capela de Santa Maria degli Angeli, cabanas construídas em torno do qual eles de ramos.
Então, à imitação de Cristo, eles começaram uma vida de pregação itinerante e voluntária da pobreza.

Neste momento a fraternidade faltou organização formal e um noviciado, mas como os discípulos e aumentou sua propagação ensino, tornou-se óbvio que o exemplo de São Francisco não seriam suficientes para impor disciplina entre os frades.
Em 1223 o Papa Honório III emitiu um touro que constituía um dos Frades Menores e instituiu uma ordem formal de um ano de noviciado.

Após a morte de Francisco, em 1226, o convento ea basílica foi construída em Assis.
Sua magnificência incomodado algumas pessoas, que acreditaram que é incompatível com os ideais de Francisco da pobreza.
Após muita discórdia, o Papa Gregório IX decretou que o montante poderia ser realizada por eleitos administradores do fim e que a construção de conventos não era contrária às intenções do fundador.

À medida que o tempo passou, a fim cresceu, o único órgão de poder ser igual a dominicanos.
Os franciscanos, no entanto, tornou fractionalized e, em 1517 Pope Leo X dividido pela ordem em duas instâncias, o Conventuais, que eram propriedade das sociedades admitidas, como foram outras ordens monásticas, e os Observants, que tentou seguir os preceitos de São Francisco de tão perto quanto possível.
O Observants desde então tem sido o maior ramo, e logo no início do 16o século uma terceira instância, os Capuchinhos, foi organizada fora feito dela e independente.
No final do século 19 Leão XIII agrupados estes três corpos juntos como a Primeira Ordem dos Frades Menores, designando as freiras Clarissas Pobres tão conhecida como a Segunda Ordem, e os tertiaries, homens e mulheres que vivem na sociedade secular, sem celibato, como a Terceira Ordem.

Para além da sua pregação e obra caritativa, os franciscanos têm-se notado pela sua devoção à aprendizagem.
Antes da Reforma, na Inglaterra, organizaram muitos cargos nas universidades, sendo destaque entre os professores João Duns Scotus, William de Ockham, e Roger Bacon.
A ordem tem produzido quatro papas - Papa Sisto IV, Júlio II, Sixto V, e Clemente XIV - e um Antipapa, Alexander V.

Em sua primeira viagem ao Novo Mundo, Christopher Columbus foi acompanhado por um grupo de franciscanos.
A primeira na América conventos foram estabelecidas pela Franciscanos, em Santo Domingo e La Vega, em que é agora a República Dominicana.
A rápida conversão dos americanos nativos e as consequentes do entusiasmo missionário de espírito em Espanha levou a uma maior propagação da ordem nas Índias Ocidentais, antes de 1505, Ferdinand V, rei de Castela, achou necessário emitir um novo decreto que conventos deverá ser colocado pelo menos cinco campeonatos separados.
Enquanto o espanhol através da difusão Franciscanos gradualmente a parte sul do Novo Mundo, tanto quanto o Oceano Pacífico, o francês frades, que havia chegado no Canadá em 1615, por solicitação do explorador francês Samuel de Champlain, criado missões por todo o norte .
Hoje os franciscanos uma conduta cinco faculdades em universidades e os E.U., e um seminário, em Allegheny, em Nova York. Eles também estão envolvidos no trabalho paroquial regular, bem como a obra missionária entre os americanos nativos.

O governo supremo da ordem está investida em um eletivo geral, residente na Casa Madre Geral, em Roma.
São subordinados aos provinciais, que preside a todos os irmãos em uma província, e os custodes, ou tutores (nunca chamou Abbots, como são os seus homólogos de outras ordens), à frente de uma única comunidade ou convento.
Estes agentes são eleitos por um período de dois anos.

Eary no século 20 uma série de comunidades Franciscanas de homens e mulheres foram estabelecidas por várias igrejas anglicanas.
O mais destacado deles é a Sociedade de São Francisco de Cerne Abbas, Dorset, Inglaterra, que mantém várias casas nas ilhas britânicas e na Nova Guiné.
Em 1967 um grupo similar nos Estados Unidos foi unido com estas Inglês frades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário