sexta-feira, 25 de novembro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


 "Palavras que não passam..."
___Hei São Lucas, olha nóis aqui outra veiz, embatucados com mais um evangelho... A aula de ontem foi boa, mas hoje enroscamos de novo...
___Diga qual é a dúvida... É bom esclarecer que novamente estamos diante de uma linguagem apocalíptica.
___Ah... Bem que desconfiei São Lucas, quando li que "O Céu e a terra vai passar..." e lembrei-me do que o Senhor falou do evangelho de ontem, logo pensei nesse jeito de escrever para chamar a atenção dos leitores...
___Isso mesmo, se neste mundo há algo eterno e definitivo, é a Palavra de Deus, manifestada aos homens no Verbo Divino Jesus de Nazaré. E olhe que esta Palavra já estava lá na Criação do Mundo...
___Como assim São Lucas, quem criou o mundo foi o Pai, e não o Filho...
___Cuidado para não pensar assim, isso chama-se modalismo, a Trindade Santa age sempre junto, veja o prólogo do evangelho do meu colega João "No princípio o Verbo era Deus e o Verbo estava com Deus..."
___É mesmo, nosso Deus é Trinitário, faz tudo ao mesmo tempo, em plena comunhão de amor uma pessoa com a outra... Mas um dia Jesus voltou para o Pai, hoje ele não fala mais, como é que a sua palavra é eterna e não passará?
___Ele fala sim, no Espírito Paráclito, dispensador dos dons e carismas da Igreja, mas há algo mais importante que é a prova incontestável de que a Palavra do Evangelho é eterna... Veja bem, quantos evangelhos nós tínhamos lá naqueles primeiros tempos da Igreja?
___Tínhamos quatro evangelho, tinha os apócrifos, mas eles não são canônicos, Mateus, Marcos, o do senhor, e o de João...
___E quantos evangelhos temos hoje?
___Ué São Lucas, que eu saiba continuam esses quatros, e a revelação foi fechada quando morreu São João. Por que essa pergunta?
___Mais uma coisa, a Igreja teve muitos erros e pecados, seus pastores cometeram grandes erros e equívocos na história, provocando escândalos e dando um contra testemunho...
___ Ah São Lucas, isso lá é verdade, tivemos períodos tenebrosos na história da nossa Igreja
___Certo, e o Evangelho então foi todo adulterado, manipularam a Palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus?
___Não! De modo algum, do jeitinho que vocês escreveram chegou até nós nos dias de hoje...
___Pronto meu caro! Está aí a sua resposta, a Palavra Libertadora de Jesus tem pleno poder, e nem os pecados dos homens incumbidos de anunciá-la, conseguiu alterá-la ou acrescentar algo a ela. Você conhece algum empreendimento humano que já tenha três milênios de historia? Reconhece nesses sinais que a Palavra do Senhor é eterna?
___Reconheço sim, a Palavra de Deus é eterna, realmente todas as realidades e ideologias e impérios ou reinos desse mundo, vão cair e vão passar, mas o evangelho continuará e nenhuma Força humana conseguirá detê-lo porque é anunciado no Poder do Espírito Santo.
___Aleluia! Glórias ao nosso Deus e Senhor Jesus Cristo, que reina e reinará Soberano e Absoluto sobre o Mundo dos Homens... Amém...

 O Reino acontece com a encarnação do Filho de Deus
Temos neste texto uma curta parábola cheia de conteúdo. As árvores que brotam indicam a proximidade do verão. Os brotos e as flores do verão prenunciam o outono, tempo de frutos e colheita. A expressão "Vós, do mesmo modo... ficai sabendo..." indica a incompreensão dos discípulos, com sua visão messiânico-judáica-escatológica, a ser superada. O escatológico apocalíptico tem sua origem na tradição do Dia de Javé, o dia da vingança sobre os inimigos de Israel. Os discípulos e as comunidades viviam a tensão entre o escatológico e o "hoje".
Contudo o Reino de Deus está perto, ao alcance de cada um e de todos. O Reino acontece com a encarnação do Filho de Deus, que é a nova criação e a salvação, que permanece hoje. É o Reino entre nós. "Nasceu-vos hoje um Salvador... hoje se cumpriu esta escritura que estais ouvindo... é preciso que eu permaneça em tua casa hoje... hoje a salvação chegou a esta casa... hoje mesmo estarás comigo no Paraíso". A tensão que se estabelece é a tensão da esperança. A esperança é o desejo ardente de realizar, hoje, a vontade de Deus.
O Reino de Deus já está acontecendo. É a sedução do bem, da vida, da comunhão com Deus, da solidariedade, da fraternidade, da partilha, da alegria. E as palavras de Jesus são anunciadas como convite a participar do banquete da Vida.
OraçãoPai, reforça a sinceridade de minha fé nas palavras de teu Filho Jesus, pois nele o teu Reino se faz presente na nossa história, realizando, assim, tua promessa de salvação.

 A LIÇÃO DA FIGUEIRA
Os cristãos são admoestados a se manterem em contínuo estado de vigilância em relação à história, uma vez que ela está sendo fermentada pelas realidades escatológicas. Urge, pois, perceber como nela se manifestam os sinais do fim.
A mensagem de Jesus nada tem a ver com os apocalipses da época, reservados a um grupo restrito de iniciados. Jesus ensina publicamente, sem a preocupação de selecionar seus ouvintes. Embora só os discípulos o compreendam, sua doutrina deve ser anunciada a todos os povos. Basta abrir-se para ele, para entender o conteúdo de seus ensinamentos.
A figueira e as demais árvores foram empregadas para ilustrar a parábola da escatologia. Vendo-as frutificar, é possível afirmar, sem perigo de engano, que o verão se aproxima. Igualmente, pode-se declarar que algo de novo estará acontecendo na história, quando a morte ceder lugar à vida, a escravidão abrir espaço para a liberdade, a injustiça for sobrepujada pela justiça, o ódio e a inimizade forem vencidos pelo amor e pela reconciliação.
Este germinar de esperança é um sinal evidente da presença do Filho do Homem, fazendo a escatologia acontecer. Chegará um tempo de plenitude. Este, porém, está sendo preparado pela aproximação paulatina daquilo que todos esperamos.
Oração Espírito de atento discernimento, dá-me olhos para perceber os sinais da aproximação do Senhor, cuja libertação vai, pouco a pouco, concretizando-se na nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário