sábado, 23 de abril de 2011

Círio Pascal, Alfa e Ômega


O Círio Pascal é uma vela especial, de maiores dimensões, feita com 75% de cera pura e representa Cristo ressuscitado.

É benzido e aceso pela primeira vez nas cerimônias litúrgicas de Sábado Santo ou Vigília Pascal. Quando o Círio Pascal é benzido, colocam-se cinco pequenas pinhas com grãos de incenso embutidas, em forma de cruz e que significam as Cinco Chagas de Cristo.

É desenhada, ou pintada, ou aplicada como Decalcomania uma cruz vermelha. No topo aplica-se do mesmo modo a letra grega Alfa (Ά) que significa o princípio; e na parte inferior a letra grega Ômega (Ώ) que significa o fim, para nos indicar que Cristo é o Princípio e o Fim de todas as coisas que existem.

A partir de Sábado Santo e até à festa da Ascensão, o Círio Pascal deve acender-se durante a Missa dominical e em outras festas litúrgicas. De cada vez que se benze a água batismal se deve acender o Círio Pascal que nessa cerimônia é mergulhado nessa água para o Batismo. Quando se administra o Batismo, também deve estar o Círio Pascal aceso e é nele que se acende a vela que é entregue no Batismo. Também durante as exéquias e missa de corpo presente se deve acender o Círio Pascal exatamente por causa do seu significado e simbolismo da ressurreição de Cristo, e esperança da ressurreição final dos que morrem.


Alfa e ômega
Quando empregamos esta expressão Alfa Ά e Ômega, Ω estamos a referir-nos à primeira e última letras do Alfabeto grego. É como se disséssemos o A e Z, que são a primeira e última letras do nosso Alfabeto. Como símbolo religioso, empregamos as duas letras gregas, desenhadas de várias maneiras, referindo-nos a Cristo que é o Princípio e o Fim de todas as coisas, o nosso Criador.

Esta expressão aparece várias vezes na Bíblia:

- Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, O que era e que há de vir, o Todo Poderoso           (Ap 1,8)
- Continuou: Está feito: Eu sou o Alfa e o Ômega. (Ap 21,6).
- Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o último.(Ap 22,13).

Portanto o Alfa e Ômega, como símbolo religioso significa a divindade de Cristo.

Já no Antigo Testamento, pela voz de Isaías, Deus disse:

- Eu, sou o Senhor que sou o Primeiro… (Is 41,4).
- Eu sou o primeiro e o último e não há outro Deus fora de Mim. (Is44,6).

Portanto São João no Apocalipse aplica este título a Cristo. Todas as vezes que encontrarmos este monograma, já sabemos que se trata de um símbolo cristão que nos fala da Divindade de Cristo, nosso Criador e Senhor, o Princípio e o Fim de todas as coisas.

Um comentário:

  1. Dom Jose, ameio comentário sobre o Círio. sou catequista e no Volume III do Crescer em Comunhão,na Celebração Catequetica, Caminhamos na Estrada de Jesus,pede que usemos o Círio Pascal para que as crianças acendam suas velas, a celebração é maravilhosa, pois podemos mostrar a elas o simbolo da presença de Jesus no meio de nós.Infelismente na minha comunidade não nos deixam usar o Cirio. Pedi o Cirio de anos anteriores, pois sei que na minha comunidade ainda existe um mas nem este consegui pois me disseram que o Círio é para missas especias,mas este não é um momento especial.Gostaria de receber uma palavra sua para acalmar o meu coração. Desculpe pelo desabafo.taniah_america@hotmail.com

    ResponderExcluir