terça-feira, 15 de novembro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


"As Subidas e descidas da nossa conversão"
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

(Esta é a história de Zaqueu, um homem que mudou, sem deixar se ser o que era, uma conversão bem aos moldes do pós modernismo, pois Deus nos quer santos exatamente naquilo que fazemos....)
Quem olhasse para Zaqueu no dia seguinte á sua experiência com Jesus, provavelmente não iria notar nenhuma diferença, lá estava ele em sua banquinha de cobrador de impostos, e alguém até poderá dizer que convertido mesmo foi Mateus, que largou o seu posto de serviço de cobrador de impostos para seguir a Jesus e parece que Zaqueu ficou só no discurso, entretanto, tanto um como outro, encontraram em Jesus um novo sentido para suas vidas, o processo de conversão não é uma formatação das pessoas, viver em conversão não é tornar-se um robozinho que age do mesmo jeito, previamente programados por Deus.
São Mateus compreendeu que se continuasse a ser cobrador de impostos sua vida não iria mudar, Zaqueu, ao contrário, após a experiência com Jesus requalificou aquilo que fazia pois era possível sim, ser um cobrador de impostos cristão, íntegro e virtuoso. É possível em nossos tempos um político, legislador, governante, Juiz, policial, advogado, Médico etc. ter uma conduta cristã naquilo que faz, em seu trabalho do dia a dia. Quando se faz a Metanóia, mudança da mente e do coração por causa de Jesus, aquilo que fazemos seja lá o que for, passará a ser feito de outro modo, Zaqueu decidiu restituir o que havia roubado dos pobres, isso é, a partir daquele dia iria apenas cobrar o que era justo, sem apossar-se de percentuais a mais para proveito próprio. Ah... se todos os ladrões e corruptos do nosso País, passassem por esse mesmo processo, só o dinheiro que fosse ser restituído, acabaria com a miséria de muita gente. Para isso seria necessário fazer o que Zaqueu fez... Primeiro, ouviu falar de Jesus e em seu coração sentiu o forte desejo de conhecê-lo.
Segundo, para conhecê-lo não sentiu vergonha de sair de si mesmo, do seu status e importância social, tornou-se uma criança e subiu na primeira árvore que encontrou, tornando-se pequeno, não na estatura ( aí  o coitado já era nanico) mas no espírito e no coração, só consegue conhecer Jesus e experimentá-lo quem se fizer pequeno ( hoje em dia algo meio raro e difícil de acontecer, pois estamos todos empoleirados em nossas vaidades e egocentrismo, só queremos SUBIR pois descer é muito ruim, para quem quer vencer na vida)
Em terceiro, diante do olhar de Jesus que o viu em cima da árvore, e do seu convite irresistível, Zaqueu desceu depressa, acabara de encontrar alguém que o fez sentir uma incontável alegria interior, muito mais do que a fortuna que tinha acumulado. Então podemos afirmar sem medo de errar, que a Salvação só acontece quando nós queremos, pois só assim Deus poderá nos salvar, claro que toda iniciativa é de Deus, Jesus já havia encontrado Zaqueu antes mesmo de vê-lo em cima da árvore, pois este já o tinha acolhido em seu coração quando o desejou conhecê-lo. Que o nosso "subir" não seja para obter status e importância de posição, mas sim subir pára fazer a nossa ascese e ficarmos bem mais perto de Deus presente em Jesus, e dos irmãos e irmãs.

 Zaqueu, tocado por Jesus
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

Temos neste texto mais uma narrativa exclusiva de Lucas. É feito o contraste entre Zaqueu, um publicano excluído do judaísmo, que recebe Jesus em sua casa com alegria e contrição, e o fariseu que recebeu Jesus para uma refeição com desconfiança e censura (Lc 14,1-6). Zaqueu, tocado por Jesus, dispõe-se à partilha de suas riquezas com os pobres e com aqueles que foram por ele prejudicados. Lucas apresenta Zaqueu, que era muito rico, com simpatia. Mostra assim que os ricos não são excluídos por Jesus. Eles é que se excluem, se permanecerem apegados e dependentes de sua riqueza. O rico é chamado por Jesus a converter-se à bem-aventurança da pobreza, a deixar de acumular riquezas para si, rompendo com o sistema iníquo de enriquecimento, e a partilhar o que possui com os pobres e excluídos.

OraçãoPai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário