quarta-feira, 30 de novembro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


"Pescadores mudam de Vida..."
Ao narrar o chamado dos primeiros quatro discípulos, Mateus coloca entre eles André, cuja Festa a Igreja hoje celebra. Nada de extraordinário fez André a mais que os outros, Simão seu irmão e os outros dois irmãos Tiago e João, Filhos de Zebedeu. Ao declinar-lhes os nomes e filiação, e o que faziam quando foram chamados, o texto nos apresenta um Deus plenamente encarnado em nossa natureza humana, e que se revela no dia a dia de nossa vida, nas tarefas quotidianas (muitos pensam que só na Igreja é lugar de se fazer a experiência de Deus) , mas Jesus Cristo nos quer por inteiro, do jeito que somos e naquilo que estamos fazendo.
O verbo "abandonar" não significa tanto o distanciamento daquilo que faziam, Jesus não quer que ninguém viva de "brisa", deixando de lado suas realidades e necessidades humanas para dedicar-se apenas as coisas da alma, mas ele nos quer por inteiro pois a Salvação que nos oferece é integral e portanto, uma interpretação equivocada do texto poderia nos levar a uma alienação religiosa.
Não sendo o texto do evangelho uma biografia dos primeiros discípulos e muito menos uma reportagem jornalística do fato, não dá para se saber quem eram os primeiros discípulos  e que ideais alimentavam no coração, Mateus simplesmente afirma que, aqueles pescadores, ao conhecerem Jesus e ouvirem no coração o seu chamado, se encantaram com ele e o seguiram, o discipulado não nos arranca do mundo, ao contrário, nos insere nele porém, a vida ganha novo sentido e novo rumo, quando assumimos Jesus como nosso Senhor e Mestre.
Sobre abandonar o barco, as redes e a família, significa uma opção radical por Jesus e o seu Reino, algo que nos renova por dentro e por fora, algo que é permanente em nossa vida, e que nunca mais deixaremos, pois manifestar a Fé em Jesus Cristo não é algo temporário, com dia e hora marcada, mas é Viver intensamente a Vida Nova dele recebida, mesmo na fragilidade humana e nos acontecimentos banais do dia a dia.
A cada dia e momento é preciso fazer a escolha certa, priorizar o Reino e o discipulado, que nos conduz a novos horizontes, portanto, todo dia é dia de deixar algo para trás, rompendo com o que não é perene, para ficar com o que permanece para sempre: Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor, assim como fizeram André e os demais.

 Jesus proclama a proximidade do Reino e exorta à conversão
Após a prisão de João Batista por Herodes, Jesus retorna à Galiléia, desprezada pelos judeus da Judéia. Diferenciando-se de João Batista, que pregava em regiões retiradas e o povo se dirigia a ele, Jesus inicia seu ministério orientado para as regiões habitadas, indo ao encontro daquelas populações, mais ou menos concentradas em aldeias e cidades, através da Galiléia. Jesus proclama a proximidade do Reino e exorta à conversão à justiça, assumindo o mesmo anúncio de João Batista.
Marcos, bem como Mateus e Lucas, narra o chamado dos quatro primeiros discípulos às margens do Mar da Galiléia, onde sobreviviam trabalhando como pescadores: Pedro e André, Tiago e João. André e Pedro eram originários de Betsaida, cidade gentílica ao norte do Lago de Genesaré. André é um nome de origem grega.
O evangelho de João narra este chamado já na ocasião em que Jesus havia se dirigido para ser batizado por João Batista, quando alguns discípulos do Batista se dispõem a seguir Jesus.
O chamado, narrado em estilo sumário, na realidade se fez em um clima de diálogo e conhecimento mútuo e amadurecimento, seguindo-se o seguimento de Jesus.
Oração
Pai, dá-me forças para ser verdadeiro companheiro na missão de seu Filho Jesus, mesmo devendo sofrer perseguições e contrariedades.

 COMPANHEIROS NA MISSÃO
O chamado de Jesus deu uma guinada vida de um grupo de pescadores do Mar da Galiléia. O Mestre os queria como companheiros na missão, para fazer deles pescadores de homens. O seguimento exigia várias rupturas. A mais imediata consistiu em "deixar as redes e o barco", seus instrumentos de trabalho, para assumir um tipo novo de atividade. A segunda diz respeito ao mundo familiar: os filhos "deixam o seu pai". Como conseqüência, devem deixar sua terra e suas tradições para se colocar a serviço de um projeto de alcance universal.
A metáfora da pescaria sublinha aspectos importantes do exercício da missão. Enquanto pescadores de homens, deverão ser pacientes e perseverantes, quando os resultado do trabalho não corresponder ao esforço empregado. Deverão enfrentar, sem medo, as tempestades e as adversidades, quando no horizonte da missão despontar perseguição e morte.
Deverão estar sempre dispostos para o trabalho, alimentados por uma forte dose de otimismo e de alegria. Sobretudo, deverão ser movidos pela esperança de, apesar das adversidades, ver seu trabalho reconhecido pelo Pai.
A decisão de deixar tudo associava, definitivamente, os discípulos ao Mestre Jesus. Como o Mestre, estariam a serviço da implantação do Reino de Deus na história, esperando contemplar a vitória do bem, da verdade, da justiça, do perdão, da igualdade e do respeito por todos, sem distinção. Este foi o projeto de vida levado a cabo por Jesus, embora sua caminhada se concluísse com a morte de cruz. Por esse caminho, seguem também seus companheiros.
Oração
Pai, dá-me forças para ser verdadeiro companheiro na missão de seu Filho Jesus, mesmo devendo sofrer perseguições e contrariedades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário