sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


"As confusões do nascimento de João Batista..."

Não é preciso ser especialista em Bíblia para constatar que a concepção de João Batista, o Precursor de Jesus, foi bastante conturbada. Primeiro, nem Isabel e nem Zacarias alimentavam esperanças de ter um Filho, eram de idade avançada e além do mais, Isabel era estéril. O anúncio de tal acontecimento não foi fácil, Isabel uma anciã, teve que passar pelas dificuldades de uma parturiente "especial". O Pai Zacarias, embora sacerdote que servia no templo em turno de revezamento, não botou muita Fé na revelação e acabou ficando mudo, imaginem o drama, a esposa grávida e o coitado mudo. Quem aparece para servir Isabel nessa fase difícil da sua vida, em uma gravidez de risco, é a menina de Nazaré, que não deveria ter experiência alguma nessa parte...
No dia de levar a criança ao templo para a circuncisão, mais uma cena confusa, a Mãe declinou o nome, mas um grupo de parentes intrometidos não aceitou alegando que não havia ninguém na família com aquele nome de João. Zacarias deveria estar nervoso com toda aquela confusão estabelecida no templo e como não podia falar, e os parentes não paravam de gesticular para ele,  escreveu o nome em uma tabuinha: João é o seu nome. E com a última palavra dada pelo Pai, que era no costume judaico quem denominava os Filhos, a história encerrou-se, entretanto, outro milagre aconteceu: Zacarias recupera a voz e começa louvar e bendizer a Deus...
Se entendermos o texto ao pé da letra, podemos até concluir que o Sacerdote do templo perdeu a paciência e acabou com a celebração, marcando o Batismo para outro dia... Imaginem a cena hilariante no dia do Batizado, Pai e Mãe querem um nome, os padrinhos e parentes acham que tem que ser outro, porque aquele nome não tem nada a ver com a criança, só que o pai é mudo e os parentes linguarudos tentam inutilmente argumentar com gestos sobre o nome que a criança teria de ter. Que confusão!
Porque o evangelista coloca todo esse "tumulto" no nascimento de João Batista? Por que se trata de alguém especial diante de Deus, e que terá também uma missão especial, preceder o Messias, levando as pessoas a se prepararem para acolhê-lo em suas vidas. Na questão do nome, fica muito claro a falta de comunicação e a dificuldade para as pessoas se entenderem. O que se nota é a teimosia de algumas pessoas em não terem se dado conta de que aquele menino era especial, já havia sido gerado de maneira prodigiosa, devido a idade avançada dos seus pais, e a esterilidade da mãe.
Há nas entre linhas um recado Divino: o novo tempo anunciado pelos profetas está começando com João Batista, por isso seu nome significa "Aquele que anuncia". O Batista não irá mais anunciar a velha religião das leis e do ritualismo, a purificação a que ele irá chamar as pessoas, não mais irá passar pelas oblações do rito judaico, mas pela água Batismal, e ao contrário do Judaísmo, onde a prática religiosa dá ao fiel a sensação de ser justo e santo diante de Deus, João é muito diferente, as pessoas terão que reconhecer-se pecadoras para receberem o Batismo penitencial.
Um homem com essas características e essa missão, que o levará a romper com a Religião oficial até então estabelecida, tinha mesmo que ter um nascimento bem tumultuado. Do mesmo modo em nossa vida, quando nos permitimos a viver em comunhão com Jesus Cristo, ocorrem certos acontecimentos que não conseguimos compreender. E quando não conseguimos compreender, isso é, fazer essa experiência íntima com  Jesus Cristo, também não conseguimos anunciar e somos dominados pela MUDEZ da omissão e do comodismo, a exemplo de Zacarias que em um primeiro momento duvidou... A sociedade prefere assim, uma Igreja muda, cristãos de boca fechada, que vivam a sua religião intimista, sem nenhuma preocupação com o que ocorre ao seu redor. Mas... não foi para isso que Deus nos chamou para sermos discípulos - Missionários... O evangelho mostra isso de maneira clara.

 "O Senhor é misericórdia"
Na narrativa do nascimento de João a questão central é o seu nome. Zacarias era sacerdote no Templo e pela tradição o primeiro filho devia receber o nome do pai. Contudo, na anunciação a Zacarias o anjo já comunicara seu nome, João, que significa "o Senhor é misericórdia". Zacarias havia ficado mudo ao duvidar ao anúncio do anjo. Agora entende-se que tenha ficado surdo também, na medida em que é necessário que lhe falem por sinais. Ao concordar com o novo nome atribuído pelo anjo, ele recupera a fala, louvando a Deus. Todos se perguntavam: "O que vai ser este menino?". O nascimento de João em idade tardia de seus pais, fora do comum, e a mudança do nome, contrariando a tradição, eram sinais de que este menino era chamado por Deus a participar de uma missão surpreendente.
Oração
Pai, conta comigo para realizar o teu projeto, como contaste com João cujo nascimento foi revestido de gestos amorosos de tua providência.

 A MÃO DO SENHOR ESTAVA COM ELE

Todos os fatos relacionados com o nascimento de Jesus aconteceram sob a ação de Deus. Cada pormenor manifestava a misericórdia divina e o carinho com que a vinda do Messias estava sendo preparada.
O nascimento de João Batista foi visivelmente conduzido pelo Pai. Quando o menino foi dado à luz, os vizinhos e parentes reconheceram, no fato, uma demonstração do amor de Deus para com os pais dele - Isabel e Zacarias -, bem como para com todo o povo. Quando se perguntavam o que seria deste menino, já estavam intuindo a grandeza da missão que o esperava.
O sinal da benevolência divina manifestou-se, também, na recuperação da fala de Zacarias, assim que ordenara dar ao filho o nome de João, embora a contragosto da parentela. De acordo com o seu nome, o menino seria um sinal permanente de que Deus usa de misericórdia e é favorável. Sendo assim, seria portador de esperança e de consolação, transmitindo a certeza de que haveriam de se cumprir as antigas promessas divinas de salvação.
Da boca de Zacarias saiu, também, um hino de louvor a Deus. Mais que ninguém, o pai de João Batista fora testemunha da presença providente de Deus na vida de seu povo. Seu louvor tinha fundamento. A salvação do Senhor já começara a se manifestar.
Oração
Senhor Jesus, faze-me reconhecer tua vinda, em nosso meio, como fruto da benevolência do Pai, sempre providente em relação à humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário