segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

sexta-feira , 02 de Dezembro

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

 
"A Casa da nossa comunidade..."

 

___Mateus, e essa história dos dois cegos que Jesus curou, parece um pouco desconcertante, o Senhor está narrando um fato ocorrido, ou quer ensinar alguma coisa que vai além do milagre em si?
___Bom, por que você não pergunta a um deles que foi curado?
___Hei moço, o Senhor é um daqueles cegos que Jesus curou, e que está escrito nesse evangelho de Mateus?
___Sim, sou eu mesmo... Depois que conheci Jesus, minha vida que era trevas, passou a ser luz, eu e o meu companheiro que também nada via ou enxergava.
___É verdade que ele passou e vocês foram atrás gritando por piedade? O que levou vocês a fazerem isso?
___Algo em nosso coração nos dizia que aquele homem poderia mudar totalmente a nossa vida e daí decidimos segui-lo.
___Então ali já começou o discipulado para vocês?
___Sim, mas ainda faltava algo para sermos seus seguidores.
___O que faltava? O evangelho não fala...
___Fala sim, não podemos ser seguidores de Jesus sozinhos ou em grupos separados, cada qual em seu canto, é preciso ser uma comunidade e viver na comunhão.
___Por isso entramos na Casa da Comunidade de Jesus, e ali a nossa Fé nos trouxe a visão, pois Jesus é a Luz que ilumina e dá sentido á nossa vida.
___Mas se foi uma experiência tão linda assim, a gente só não entendeu uma coisa: por que Jesus proibiu rigorosamente a vocês de falarem sobre o assunto.
___Por uma razão muito simples, a Luz de Cristo tornou-se visível a todos os homens após ressurreição, e o motivo mais importante, o anúncio deve ser feito com maturidade, seriedade, movido também pela razão, Jesus pediu-nos discrição justamente porque éramos novos na caminhada de Fé, que na verdade começou naquele momento, é preciso renovar sempre a experiência com Ele, para termos uma Fé madura e não centrarmos a pregação ou o anúncio apenas na cura física que é apenas um sinal da verdadeira cura que ele realizou em nossa vida...Mas eu e meu companheiro não resistimos e anunciamos aos quatro cantos o que Jesus nos fez... Peço que vocês, cristãos aí do segundo milênio, também não resistam, e anunciem com todo entusiasmo o evangelho de Cristo e as maravilhas da Salvação que ele possibilitou a cada homem.

 As narrativas de milagres têm como objetivo despertar a fé

Temos neste texto uma duplicata resumida da narrativa da cura de dois cegos em Jericó (Mt 20,29-34), quando Jesus se aproximava de Jerusalém. A seguir, Mateus apresentará também outra duplicata resumida do milagre da cura de um possesso mudo para completar um bloco de dez milagres com o qual Mateus prepara o envio dos doze apóstolos em missão, seguindo-se um longo discurso missionário.
As narrativas de milagres têm como objetivo despertar a fé das comunidades, estimulando-as à ação missionária. O grito dos cegos, "Senhor, filho de Davi...", significa que eles consideravam Jesus como um messias poderoso, um novo Davi, nisto consistindo sua cegueira. Contudo eles querem ver e entender melhor. Conforme a leitura de Isaías, feita por Jesus na sinagoga de Nazaré (Lc 4,18), a missão libertadora profética implicava em restituir aos cegos a sua visão.
A fé em Jesus e a acolhida de sua palavra nos iluminam para compreendermos verdadeiramente sua missão libertadora, na revelação do amor pleno e misericordioso de Deus. Em conclusão encontramos uma sentença pedindo segredo aos cegos curados. O seu sentido é que Jesus não quer ser interpretado como um taumaturgo poderoso, conforme a tendência popular.
Oração
Pai, cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de tua salvação na minha vida, realizada pela ação misericordiosa de teu Filho Jesus.

 A CURA PELA FÉ

A cura dos cegos pode ser considerada sob dois aspectos. No aspecto físico, a recuperação da vista representou para eles o descortinar de uma perspectiva nova de existência, para além da exclusão e do estigma social de serem tidos como punidos por Deus por causa de pecados próprios ou alheios.
Realizar isto já seria um gesto espetacular de Jesus. Entretanto, aconteceu, também, uma outra transformação na vida daqueles homens: a cura da cegueira espiritual. Esta libertação possibilitou-lhes reconhecer Jesus como o Filho de Davi, ou seja, o Messias esperado, e os levou a recorrer a ele na certeza de serem curados. O pedido desses dois cegos foi aceito, porque acreditaram em Jesus e em seu poder.
Só é possível reconhecer o Senhor, na medida em que a cegueira é superada. Isto acontece quando o discípulo recorre ao Mestre e, uma vez curado da cegueira espiritual, torna-se capaz de perceber sua condição messiânica, sem se deter nas aparências exteriores. Ademais, consegue confessá-lo como a presença da misericórdia divina na história humana e a concretização da esperança do povo.
Como os dois cegos, o discípulo deve sempre suplicar ao Senhor para ser curado de sua cegueira espiritual.
Oração
Senhor Jesus, liberta-me da cegueira que me impede de recorrer a ti como a presença da misericórdia de Deus em minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário