quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


"Pesado Fardo"

Nunca me esqueço de uma historinha que nos anos 70 um sacerdote contou em uma homilia, do menino que estava em uma escola perto de sua casa, e que iria disputar uma partida de futebol em uma escola da cidade grande. Ele tinha um irmão deficiente, que não se locomovia e que queria muito ver o jogo, e como eram muito pobres, bem cedinho o irmão que jogava futebol, agarrou o outro e pegou a estrada levando-o em suas costas.
Estrada a fora, quase uma hora de caminhada, o irmão ia suando e bufando carregando o outro em sua costa, mas quando as pessoas manifestavam pena ao vê-lo cansado e suando, e diziam que o outro era muito pesado para sua idade, o menino mirradinho dizia com sorriso nos lábios "Ele não é pesado, pois é meu irmão". Tudo o que se faz com amor não pesa...
No tempo de Jesus, o fardo pesado que muito pesava na costa do povo era a Lei, que os Doutores e Sábios impunham sem dó....Era a obrigatoriedade de fazer as coisas e cumprir os mandamentos. A Religião da tristeza, da cara amarrada onde as pessoas são obrigadas a fazer algumas coisas, e se obriga tanto, e se determina tanto, que a pessoa acaba fazendo por obrigação, fazem com mau humor, expressão de amargura, vão para a comunidade atuar  na pastoral, como um boi que vai para o matadouro...As vezes nas comunidades, as lideranças e a coordenação "pega pesado",  na orientação e distribuição das tarefas ...Mais parece um encarregado dando ordem ao subordinado. Faltam espiritualidade e motivação evangélica que só pode nascer do amor...
Por que o Julgo de Jesus é leve? Justamente porque é motivado pelo amor, quando se faz com amor se sente prazer e alegria naquilo que se faz, não há cara feia, mau humor, irritação, cólera, reclamação, exigências, desentendimentos, divisões e inimizades, competições por cargos importantes. Quando essas coisas acontecem é um claro indício de que o fardo está pesado, pois falta a leveza do amor, da doação a comunidade e aos irmãos e irmãs.
Nesse caso é até melhor não fazer, porque fazer por mera obrigação, algo que Jesus ensinou a fazer por amor, é mentir e enganar a nós mesmos e aos irmãos. Não vale a pena...
Por isso o evangelho é um convite para rever nossa caminhada em comunidade, e o modo como fazemos as tarefas e funções que a Igreja nos confia.
Ir a Jesus é abastecer-se da sua Palavra e da Eucaristia, é descobrir a cada dia que o sentido de ser cristão está em se fazer servo, como nosso Mestre e Senhor se fez... E assim, feito desse modo, nada será pesado ou insuportável porque fazendo pelos  irmãos e irmãs... nenhum,a tarefa é pesada mas sim prazerosa...

 Jesus atrai todos a si

Em vez da ida à sinagoga ou ao Templo, onde se sentavam os sábios e entendidos que humilhavam e subjugavam o povo, Jesus convida os pequeninos e pobres: "Vinde a mim...". Jesus atrai todos a si, pois traz a proposta de um mundo novo, de justiça, paz e amor. Àqueles que estão curvados sob o pesado fardo do legalismo opressor e deprimente do Templo e da sinagoga Jesus propõe seu jugo leve e suave. Este jugo é a suave opção pelas bem-aventuranças proclamadas por Jesus, caminho para a felicidade e para a vida eterna. É o serviço na alegria e na solidariedade que caracterizam a comunidade fraterna unida a Deus, aberta e acolhedora a todos que se sentirem atraídos a ela. É o sentido da amizade, da vida e do compromisso que é encontrado por aqueles que vivem na solidão da incompreensão e da exclusão e que recebem da comunidade a acolhida, o respeito, o afeto, e se sentem valorizados. Temos aqui um dos mais belos, suaves e sedutores convites ao seguimento de Jesus. São palavras de Jesus para todas as pessoas e para todos os tempos. Ser discípulo de Jesus, conhecê-lo, desfrutar de sua presença e de suas palavras é encontrar a paz. É encontrar o repouso na dinâmica do amor e da partilha da vida. Jesus, manso e humilde de coração é o Jesus presente no nosso dia a dia, na família, no trabalho, em nossa comunidade missionária, comunicando a todos a própria vida eterna.
Oração
Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!

 EU VOS DAREI REPOUSO

Vindo a este mundo, Jesus deparou-se com uma humanidade marcada pela opressão, vítima do pecado e da maldade, e ansiosa de libertação. Esta realidade era patente, sobretudo entre os mais pobres daquele tempo. Ao mesmo tempo em que eram oprimidos pelos romanos, que ocupavam o País, eram vistos com desprezo pelos fariseus e mestres da Lei, por não se dedicarem à religião com a intensidade exigida. Ou, então, eram esmagados com o rigor de uma religião feita de observância escrupulosa de preceitos irrelevantes. Sua pobreza era vista, por alguns, como sinal de castigo divino, já que um dos sinais da bênção divina era, exatamente, a posse de muitos bens. Em suas aflições, não tinham a quem recorrer, pois os grandes do País só sabiam explorá-los, sem lhes oferecer nada em troca.
A presença de Jesus trouxe alento para os pobres. O Reino anunciado por ele fundava-se em relacionamentos fraternos e não admitia a opressão de uns pelos outros. Sendo um Reino de igualdade, ficava superada a visão classista que privilegia alguns e marginaliza os demais. No Reino, os pobres eram bem-aventurados e não malditos, como se pensava. Jesus, em suma, propunha-se a aliviar a carga pesada imposta sobre os mais fracos. Quem se aproximasse dele, haveria de encontrar repouso para as suas aflições.
Oração
Senhor Jesus, que eu saiba assumir, com alegria, teu jugo suave e possa encontrar, junto de ti, libertação e repouso para o que me aflige.

Nenhum comentário:

Postar um comentário