terça-feira, 20 de dezembro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


 "Eis aqui a Serva do Senhor"

Reporto-me a bela pregação do Secretario Geral da CNBB D. Leonardo Steiner no Seminário de Aparecidinha - Sorocaba na manhã da Quarta Feira 07 de dezembro, falando aos presbíteros em um encontro de avaliação e planejamento, onde foi aprofundado o tema das DGAE número 94, sendo este evangelho proclamado ele retomou a expressão "Eis aqui a Serva do Senhor", onde os quadros alusivos a este momento sublime, apresentam Maria com os braços abertos na bela atitude de quem acolhe o Verbo e se torna para sempre a Ele submissa.
Vemos a anunciação do Anjo e a encarnação de Jesus como um momento na História da Salvação, parece que aconteceu há dois mil anos atrás, envolvendo a mocinha Maria de Nazaré, quando na verdade ali está a Humanidade, o Povo que alimentava no coração a grande esperança de um Messias Salvador e Libertador, a estes que crêem, o anúncio e a encarnação é um processo dinâmico, como foi na Vida inteira de Maria, da Manjedoura aos pés da Cruz, em cada um daqueles acontecimentos muitas vezes misteriosos e aparentemente sem significado, Maria guardava n o coração e renovava com coragem e fidelidade o seu SIM.
Portanto, antes de gestar Jesus em seu ventre imaculado, Maria o tinha presente no coração onde todos os dias, na renovação do seu SIM , o Salvador ia nascendo e renascendo.
Do mesmo modo, nós como Igreja presente no mundo, devemos na Fé renovar op nosso SIM a Deus, falado solenemente pelos nossos pais e padrinhos e guardadas as devidas proporções, tanto quanto em MARIA,  em nossa Vida de Fé esse processo encarnatório vai acontecendo um pouco todos os dias. Claro que esbarramos sempre em nossos limites e fragilidades que Maria superou quando expos a sua fragilidade humana "Não conheço homem algum, como isso vai acontecer?“.
Na comunidade há muitos obstáculos a serem superados e desafios a serem vencidos, não é proibido questionar, o que não pode é insistirmos em se cumprir a nossa Vontade, deixando a confiança em Deus de lado.

 Anúncio a Maria


 EIS A SERVA DO SENHOR

Maria ocupou um lugar de destaque no advento da salvação, aceitando acolher a proposta de Deus de assumir a maternidade do Messias Jesus. A escolha de Maria não se explica, no plano humano. Era uma jovem, já prometida em casamento a um descendente da casa de Davi. Não pertencia a nenhuma família nobre e rica, e habitava numa cidade escondida e mal-afamada. Não passava por sua mente ligar-se, de algum modo, ao Messias. Humanamente falando, ela não possuía os requisitos necessários para ser mãe do Salvador.
O diálogo de Maria com o anjo revelou a imagem que ela fazia de si mesma, bem como o que Deus pensava a respeito dela. Da parte de Deus, era considerada repleta de graça, amada por ele, bendita entre todas as mulheres. Em outras palavras, possuidora dos requisitos necessários para ser colaboradora de seu plano de salvação. Este requeria alguém totalmente disponível para Deus, despojado de si mesmo e dos próprios interesses, e disposto a assumir uma missão superior a tudo que se possa imaginar. Maria, por sua vez, tinha consciência de suas limitações. Não podia imaginar que Deus a tivesse em tão alta conta. Não conseguia conciliar a concepção do Messias com o fato de não ter conhecido homem algum. Estava longe de compreender o que significa conceber por obra do Espírito Santo. Contudo, como se sabia serva, não receou aceitar cegamente o projeto de Deus.
Oração
Senhor Jesus, que eu me deixe modelar pelo exemplo de Maria, a serva humilde que se fez capaz de assumir, com total disponibilidade, o projeto de Deus.
Nestes dias que antecedem o Natal, Lucas, na sequência de seu evangelho, após o anúncio do nascimento de João Batista a Zacarias, apresenta o anúncio a Maria. Com o sim da jovem Maria céus e terra se unem. O humano é elevado ao divino e Deus se faz presente entre os humanos. E isto acontece na intimidade de uma casa pobre na periferia, em Nazaré, na Galiléia. É a humanidade chamada à participação da vida divina e eterna! Não se trata de um simples processo evolutivo. A inserção e a participação na vida divina decorre, não de atos instintivos, mas de atos conscientes de amor, inspirados pelo Espírito. Somos eternamente gratos a Maria por sua adesão a esta projeto do Pai.

Oração
Pai, dá-me a graça de ser fiel a ti, como Maria, a perfeita discípula que soube discernir a tua santa vontade, e se mostrar solícita em realizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário