terça-feira, 6 de dezembro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


 "Ir atrás da ovelha que se foi..."


 Que não se perca nenhum desses pequenos

No capítulo dezoito de Mateus temos um conjunto de textos sob a forma de sentenças e parábolas, coletados pelo evangelista com a finalidade de orientar as novas comunidades que estão na origem da Igreja, na década de 80, para um convívio fraterno, pacífico, misericordioso e acolhedor. A parábola de hoje integra este conjunto de textos. Esta parábola pode ser encontrada também no evangelho de Lucas. Porém no contexto de Lucas a parábola é dirigida aos fariseus e escribas que censuravam Jesus por receber e comer com aqueles que eram considerados pecadores por eles. A ovelha perdida e, depois, reencontrada com alegria e reintegrada no rebanho exprime a missão de Jesus em acolher e restaurar o convívio comunitário daqueles excluídos e considerados pecadores pelo sistema religioso e social. Já aqui, no evangelho de Mateus a parábola é aplicada no sentido de acentuar que Deus não deseja que ninguém seja excluído da comunidade. A ovelha extraviada é um "pequeno", algum membro da comunidade, em vias de abandoná-la. A comunidade é convidada a correr em apoio de qualquer irmão em crise. O motivo e estímulo para priorizar aquele que se extraviou é que "o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos". A comunidade é o lugar da acolhida, do serviço, da valorização recíproca e do perdão.
Oração
Pai, que eu te dê a alegria de estar sempre em comunhão contigo, e ir ao encontro de quem se extraviou para reconduzi-lo ao amor.

 NINGUÉM DEVE SE PERDER

Jesus tinha consciência de ter sido enviado para todos e não apenas para um grupo de privilegiados. Esta consciência tornava-se ainda mais aguda, quando se tratava dos pecadores e das vítimas da discriminação social e religiosa, a quem destinava uma atenção especial.
Esta visão de Jesus contrastava com a mentalidade discriminatória, tanto dos fariseus e mestres da Lei, quanto de alguns de seus discípulos. Uns e outros não receavam descartar certas pessoas, ou mesmo, não se mostravam dispostos a ir em busca de quem se havia desviado do caminho do Reino.
A parábola da ovelha desgarrada é um alerta contra este comportamento. As pessoas não devem ser consideradas sob o aspecto quantitativo. Neste caso, noventa e nove valem mais que uma. No projeto de Jesus, cada pessoa tem um valor infinito, e não é possível omitir-se diante de sua condição filho desgarrado. Embora fosse necessário deixar as noventa e nove ovelhas sozinhas, era mister ir em busca da que se tinha desgarrado. A motivação oferecida por Jesus é muito simples: é preciso agir assim, porque o Pai não quer a perda de nenhum ser humano. Por conseguinte, a comunidade cristã é chamada a imitar a bondade do Pai no trato com seus filhos, especialmente os mais fracos.
Oração
Senhor Jesus, que eu esteja sempre disposto a ir em busca de quem se desviou de ti e do Reino, para reconduzi-lo ao bom caminho.
Perguntei ao nosso grupo de "Teólogos" da Comunidade, com quem sempre debatemos alguns textos do evangelho, se eles se lembravam da Dona Maria que era da Acolhida, e que de uma hora para outra, simplesmente "tomou doril", como se diz quando a pessoa some.
___Dona Maria? Ah... Pelo nome assim é difícil dizer se lembro... ---- disse Julião, zelador da igreja.
__  Como ela era? Lembro de uma magrona e loira, se for essa, parece que ela mudou de igreja... --- informou a Celeste, ministra da Pastoral dos Enfermos...
___Será que ela morreu, ou está doente? -  tornei a perguntar.
___Difícil saber, a comunidade aqui é tão grande, a gente não conhece as pessoas direito, a não ser aquelas que atuam nas pastorais e movimentos, e mesmo assim, é difícil da gente lembrar.
Eis o grande problema de nossas comunidades urbanas, principalmente as das grandes metrópoles... Somos uma massa de anônimos, ninguém se conhece, não sabe sequer o nome, onde mora, o que faz, e no caso apresentado, por que se afastou da comunidade e o ue é ainda bem pior, as vezes nem se nota que a pessoa sumiu da comunidade
Na comunidade apresentada nesse evangelho de São Mateus o Pastor conhecia a todos e todos se conheciam, por isso em uma celebração dominical, alguém deu o alarme: a Dona Chica não veio hoje, daí alguém lembrou que na quarta feira ela também não apareceu na reunião da pastoral, e uma outra pessoa se lembrou que no último domingo percebeu que ela estava muito quieta e até parecia triste...A pastoral fez uma reunião de emergência logo após a missa e decidiram ir a procura  da Dona Chica, para ver o que estava acontecendo.
O esposo de uma das mulheres, membro da pastoral, fez uma crítica a esposa que logo após o almoço ia sair com as demais, conforme o combinado
___Nem no domingo a tarde você tem sossego? Por que essa preocupação com essa mulher, ela não veio porque não quis vir, a comunidade está lá na igreja, quem quiser ir vai e quem não quiser não vai, e está acabado!
___Olha, a Dona Chica não é uma qualquer, ela é nossa irmã que ajudou a fundar a comunidade, nunca perdeu uma reunião das quartas e nem faltou na celebração do domingo, a gente não sossega enquanto não for ver o que está acontecendo....
O grupo encontrou Dona Chica com um dos braços enfaixado, e um inchaço no rosto, o Filho drogado havia sido preso naquela semana, mas antes de ir, deu uma surra na mãe, porque esta se recusara a dar-lhe dinheiro, Dona Chica tinha vergonha de ir à comunidade daquele jeito, pois julgava-se culpada pelo Filho ser daquele jeito... As mulheres passaram aquela tarde com ela em sua casa modesta e na quarta Feira, alguém do grupo se dispôs a ir buscá-la de carro. Na reunião alguém levou um bolo e refrigerantes para se alegrarem pela volta da Dona Chica.
Na missa do domingo, o Padre, informado sobre o que acontecera, chamou Dona Chica á frente e todos rezaram por ela uma Ave Maria e depois, como ela era Mineira, a coordenadora do grupo cantou aquele refrão "Oh Minas Gerais... Oh Minas Gerais..." e a comunidade em coro cantou junto e no final bateram palmas para acolher a que havia voltado.
Por onde andam nossas "ovelhas desgarradas", alguém aí se lembra delas, sabe o nome, onde moram e por que se foram? Confesso envergonhado que na minha comunidade ninguém se lembra delas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário