segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


 "Um Encontro que mudou a história..."
Certa ocasião em que meus pais celebravam Bodas, nós filhos começamos a especular como e onde eles se encontraram péla primeira vez e ficamos sabendo que foi durante um baile onde dançaram uma valsa e daí tudo começou... Fico temeroso só em saber que se aquele encontro não tivesse acontecido, eu não estaria aqui, não só eu como um monte de gente da nossa Família. Esse encontro de Maria e Isabel é um prenúncio feliz de que a história vai mudar...
Interessante porque não foi um encontro de gente importante, Isabel era uma anciã, até então estéril, Maria tinha lá os seus 13 ou 14 anos, era uma menina pobre de uma Vilinha desprezível chamada Nazaré, mas ambas traziam dentro de si a semente de algo que alimentava suas esperanças, e que era a Esperança de todo povo de Israel. Deus entra na vida dessas duas mulheres e com a colaboração delas, começa a escrever uma nova história sem o aval dos poderosos, dos entendidos, dos doutores e Escribas. Quando Deus quer, e encontra um coração e uma vida disponível, ninguém conseguirá impedir a sua ação...
Jesus ainda estava no ventre de Maria, mas já é chamado de Senhor, por Isabel, e toda essa alegria de uma esperança que vai começar a se realizar, contagia Isabel que também traz algo dentro de si, João Batista, que pula de alegria com a presença de Jesus.
A Fé e a fidelidade nas promessas de Deus mudam totalmente a vida das pessoas que passam a mover pelo Espírito Santo, e são capazes de desfazer qualquer plano, para que a Vontade de Deus se realize. Assim foi com Maria, que inclusive já estava noiva, ela não desistiu de José, mas no Espírito Santo a relação deles ganhou um novo sentido, Isabel também se deixou modelar pelo Espírito de Deus, pois era idosa e ainda por cima estéril, mas o Deus da Vida faz a Vida brotar até de um ventre estéril.
O encontro de Maria e Isabel lá na montanha inaugura um tempo novo para toda humanidade, agora, os pequenos são a bola da vez, pequenos que a exemplo de Maria e Isabel, abrem a vida e o coração dando espaço para que Deus caminhe neles, fazendo uma nova história, cujo enredo os prepotentes e poderosos deste mundo, nunca conseguirão entender.
Que a nossa presença cristã no mundo de hoje, consiga despertar no coração das pessoas, essa grande esperança de uma profunda renovação, e para isso, é imprescindível que levemos em nossas entranhas a luz e a força do  Espírito Santo pois SEM ELE, nada de novo acontece e nem irá acontecer. Mas nele e com ele podemos cantar com Maria "A minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria, em Deus meu Salvador..."

 Maria e Isabel. Jesus e João

 
Ao descreverem o relacionando entre João Batista e Jesus, os evangelistas o fazem em uma perspectiva teológica, atestando a subordinação de João a Jesus. De fato, muitos discípulos de João Batista, após sua morte, ficaram à parte do movimento de Jesus, fixados na figura de João. O realce da submissão de João a Jesus visa atrair estes discípulos para o movimento de Jesus. No episódio da Visitação a supremacia de Jesus sobre João é evidenciada desde os ventres maternos. Duas mulheres: Maria, esposa de um operário de Nazaré, na Galiléia, e Isabel, esposa de um sacerdote no Templo de Jerusalém. Dois meninos: o que será o Salvador, originário da região gentílica periférica, e o seu Precursor, originário da região urbana privilegiada do judaísmo central. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel e o filho ficam cheios do Espírito Santo. Isabel, então, transborda em um hino de exaltação, proclamando Maria bem-aventurada por ter crido, e Maria entoa um hino de louvor ao Deus libertador dos pobres e oprimidos.
Oração
Espírito de fé e esperança, enriquece meu coração com as mesmas virtudes de Maria, de modo que eu possa alcançar, como ela, a bem-aventurança.

 A GLORIFICAÇÃO DE MARIA

A festa da assunção de Nossa Senhora leva-nos a repensar todo o seu peregrinar neste nosso mundo, pois se trata de celebrar o desfecho de sua caminhada. O fim da existência terrena de Maria consistiu na plenificação de todos os seus anseios de mulher de fé e disponível para servir. A expressão "repleta de graça", dita pelo anjo, encontrou sua expressão consumada na exaltação dela junto de Deus.
A estreita conexão entre a existência terrena de Maria e a sua sorte eterna foi percebida desde cedo pela comunidade cristã, apesar de a Bíblia não contar os detalhes de sua vida e de sua morte. A comunidade deu-se conta de que Deus assumiu e transformou toda a sua história, suas ações e seu corpo.
O relato evangélico é um pequeno retrato de Maria. Sua condição de mãe do Messias, o "Senhor" esperado pelo povo, proveio da profunda comunhão com Deus e da disponibilidade total em fazer-se sua servidora. Expressou sua fé no canto de louvor – o Magnificat –, no qual proclamou as maravilhas do Deus e as grandezas de seus feitos em favor dos fracos e pequeninos.
A comunhão com Deus desdobrava-se, na vida de Maria, na sua disponibilidade a servir o próximo. A ajuda prestada à prima Isabel é uma pequena amostra do que era a Mãe de Deus no seu dia-a-dia. Assunta ao céu, Maria experimentou, em plenitude, a comunhão vivida na Terra.
Oração
Pai, conduze-me pelos caminhos de Maria, tua fiel servidora, cuja vida se consumou, sendo exaltada por ti. Que, como Maria, eu saiba me preparar para a comunhão plena contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário