sexta-feira, 20 de março de 2015

Comentário do evangelho - Só o Pai tem poder sobre Jesus

O evangelista João procura ressaltar a origem divina de Jesus para justificar todas as sua ações, as suas obras. Jesus mesmo revela ser o enviado do Pai nas diversas expressões que exprimem sua origem: vós sabeis de onde eu sou, não vim por conta própria, aquele que me enviou, eu venho dele, foi ele que me enviou. Jesus também se apresenta como o único que pode revelar-nos o Pai. Conhecer Jesus é conhecer Deus, ou seja, a missão de Jesus é revelar o Pai. 

             O perseguidores de Jesus foram estreitando, sempre mais, o cerco a seu redor, com o intento de matá-lo. O Filho de Deus, porém, não ficou abalado, nem mudou seu programa de ação, temendo represálias. Sua ousadia brotava da segurança com que buscava ser fiel ao querer do Pai.

             Embora ameaçado de morte, Jesus pregou abertamente em Jerusalém, defendendo sua condição de enviado e sua missão. Seus inimigos, nem de longe davam-se conta da origem divina do Mestre. Por causa de seus preconceitos, detinham-se apenas na aparência humana de Jesus. Entretanto, além de ser realmente homem, ele era o enviado de junto do Pai, com a missão precisa de trazer salvação à humanidade. 

             Os adversários de Jesus só esperavam o momento propício para concretizar seu intento de matá-lo. Não conseguiam, contudo, por em prática seu desígnio maligno, porque a hora de Jesus ainda não havia chegado. Só o Pai tinha poder sobre o Filho. Por conseguinte, a vida de Jesus se consumaria na hora determinada por ele. A cruz dependia do plano de Deus para Jesus. As tramas dos inimigos não tinham nenhuma importância, pois a vida de Jesus seguia um projeto sobre o qual eles não tinham o poder de influir. Nada aconteceria com Jesus, sem o consentimento do Pai.          
                                                                                                                  Pe Jaldemir Vitório
 
Oração
Senhor Jesus, que a minha vida esteja totalmente nas mãos do Pai, assim como tu viveste totalmente confiado a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário