domingo, 15 de março de 2015

Comentário do evangelho - O sinal de salvação

Duas ideias podem nos ajudar na reflexão. Primeiro, Deus envia seu Filho ao mundo para que, por meio dele, sejamos salvos. É uma iniciativa do amor do Pai para conceder-nos a vida eterna. Crendo em Jesus somos salvos. As afirmações dos versículos 16 a 18 também aparecem em Jo 3, 36, com este mesmo sentido: quem crê em Jesus é salvo, quem não crê é condenado, palavras de João Batista a respeito de Jesus. Uma segunda ideia: Jesus é a luz vinda ao mundo. Muitos, porém, escolheram caminhar nas trevas. Os que recusam a Palavra de Jesus caminham nas trevas. Os que acolhem seus ensinamentos caminham na luz. Nosso comportamento revela o caminho que escolhemos percorrer: se somos filhos da luz ou filhos das trevas. 

             Na tentativa de instruir Nicodemos, discípulo às escondidas, nas coisas da fé, Jesus retomou um fato importante da história do povo de Israel, quando este caminhava pelo deserto. A experiência de pecado e rebelião contra Deus havia desencadeado o castigo divino. Para aplacar a ira divina, o próprio Deus recomendou a Moisés fundir uma serpente de bronze. Assim, quem, porventura, olhasse para ela, seria poupado desse castigo.

             Este fato da história do povo de Israel ofereceu elementos para a compreensão da morte de Jesus na cruz. De novo, encontramos a humanidade imersa no pecado, incapaz de ser livrar da maldição que a rebelião contra Deus lhe impingiu. Somente o Pai poderia oferecer um caminho de superação desta trágica situação. Seu Filho, suspenso na cruz, tornar-se-ia, como a serpente no deserto, penhor de salvação para quem se voltasse para ele com fé. A morte de cruz, portanto, teria uma finalidade absolutamente salvífica. Através dela, seria possível obter a vida eterna.

             O envio do Filho Jesus ao mundo foi fruto da benevolência divina para com a humanidade pecadora. Contudo, existe quem se recuse a voltar-se para Jesus e reconhecê-lo como fonte de salvação, preferindo caminhar nas trevas. Ao invés, quem se faz discípulo da verdade e age movido por Deus, volta-se confiante para Jesus, para dele receber a salvação.

Pe Jaldemir Vitório
      
Oração
Senhor Jesus, livra-me do poder das trevas e da morte, e faze-me voltar sempre mais para ti, que és penhor de vida e salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário