sábado, 28 de março de 2015

Comentário do evangelho - Jesus condenado à morte


Não é a primeira vez que Jesus é ameaçado de morte, outras narrativas também atestam isso, porém aqui consta que "decidiram matar Jesus". Diante da multidão cada vez maior que o seguia por causa de suas obras, Jesus passa a ser um homem perturbador. A multidão já o tinha considerado o Profeta que devia vir ao mundo e queria ainda fazer dele seu rei. A fama de Jesus estava preocupando as autoridades judaicas, pois temiam problemas com a ocupação militar romana, que combatia qualquer movimento popular: "Se deixarmos que ele continue assim, todos vão acreditar nele; os romanos virão e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação". Por isso, decidem matar Jesus. É Caifás quem sugere que Jesus deve morrer para o bem do povo. Com essas palavras e sem querer, Caifás acaba professando que Jesus é o Salvador. Jesus então se retirou com seus discípulos para Efraim, região ao norte de Jerusalém. 

             A existência de Jesus foi cercada de elementos contraditórios: fé e incredulidade, vida e morte, luz e trevas. A oposição entre estes elementos foi se acirrando cada vez mais, na medida em que a hora de Jesus se aproximava.

             O Mestre não se rendeu às investidas dos adversários, mas seguiu, corajosamente o seu caminho. Os adversários, por sua vez, não estavam dispostos a capitular diante dos questionamentos levantados pela prática de Jesus. Por isso, insistiam em acusá-lo de blasfemo e em exigir sua morte.

             Um autêntico processo se instaurou contra Jesus e um tribunal foi convocado  para tratar do caso. O núcleo da acusação centrava-se nos milagres realizados por Jesus e no consequente perigo de muita gente acabar acreditando nele. O medo da reação dos romanos era secundário. Sob este aspecto, havia gente muito mais perigosa do que Jesus. Um argumento convenceu a todos: era preferível o sacrifício de um só do que a destruição de toda a nação. Por unanimidade, Jesus foi condenado à morte e passou a ser procurado como um malfeitor.

             Este foi o verdadeiro julgamento de Jesus. Aquele realizado posteriormente foi apenas uma farsa.  Enfim, para condenar Jesus à morte, a justiça foi atropelada.
 

                                                                                                   Pe Jaldemir Vitório
    
Oração
Senhor Jesus, tua morte resultou da trama injusta de teus inimigos. Que eu seja solidário com todas as vítimas da injustiça, também condenada à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário