quinta-feira, 12 de março de 2015

Comentário do Evangelho - Admiração e suspeita

 
Para o aprofundamento do texto, proponho como ponto de partida o primeiro versículo: "Jesus estava expulsando um demônio que era mudo". É constante a luta de Jesus contra o poder dos demônios, observamos isso em diversas citações bíblicas. Demônios para nós são a personificação do mal: ganância, divisão, exploração, opressão e assim por diante. Quando possuída por um demônio, a pessoa deixa de viver com dignidade, torna-se escrava, muda, sem forças...  Jesus apresenta-se como o Libertador. Em sua misericórdia, ele liberta a vida dos pobres e excluídos do demônio da dominação e da marginalização, devolve a vida aos sem dignidade e a saúde aos doentes. E Jesus sempre conseguiu expulsá-los, pois o poder de Deus é mais forte do que o mal
 
     Embora agisse com absoluta boa-fé, a ação de Jesus foi alvo de interpretações desencontradas. As multidões ficavam maravilhadas diante de seus gestos poderosos. O caso da libertação de um homem mantido escravo pelo demônio, que o impedia de falar, era um, entre tantos. O povo começava a perceber algo de extraordinário, presente na ação de Jesus. Sem dúvida, a mão de Deus estava agindo por meio dele. Esta percepção constituía o primeiro passo para a fé.
 
     Outros, porém, viam as coisas de modo diferente, e acusavam o Mestre de estar agindo em conluio com Belzebu. Por isso, colocavam-no sob suspeita. Na visão deles, os milagres de Jesus eram só aparentes; quem acreditava neles, corria o risco de afastar-se de Deus. A beleza desses milagres era como que uma capa que impedia as pessoas de se darem conta das reais intenções do Mestre. Por trás dessa capa bonita, ocultava-se um inimigo de Deus, que só buscava fazer adeptos.
 
     Jesus não ficava indiferente, quando seu ministério era objeto de falsas interpretações. Afinal, os que o colocavam sob suspeita, estavam questionando o núcleo de sua ação: a obediência e a submissão ao Pai. Sem elas, toda a vida de Mestre não teria mais sentido, e sua condição de Messias, Filho de Deus, não passaria de uma impostura.
 
     Ao maravilhar-se da ação de Jesus, o discípulo reconhece Deus agindo por meio dele, e se abre para acolhê-lo na fé.
 
Pe. Jaldemir Vitório
Oração
Espírito de compreensão, coloca-me, cava vez mais, em sintonia com Jesus, para eu poder perceber o verdadeiro sentido do seu agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário