terça-feira, 3 de março de 2015

Comentário do Evangelho - A falta de misericórdia

 
      Mais uma vez estamos diante de uma exortação de Jesus. Ele se dirige às multidões e aos discípulos.Primeiro, Jesus observa a conduta dos escribas e fariseus e critica a distância entre seus discursos e sua pratica. Para Jesus, todo discurso precisa ser acompanhado do testemunho. Com sua vida, Jesus sempre mostrou essa relação. Portanto, prática e discurso são inseparáveis. Jesus observa ainda que os escribas e fariseus colocam fardos nos ombros dos outros; praticam ações somente para serem vistos e buscam pelos lugares de honra.
       Em seguida, Jesus apresenta algumas orientações: "Quanto a vós...", que tendes um só Mestre, um só Pai, um só Guia, o Cristo, vivei como irmãos, como filhos do mesmo Pai, como servos uns dos outros, sede humildes
.
 
     A sensibilidade de Jesus para a falta de misericórdia, no trato mútuo, era evidente. A menor atitude de menosprezo ou insensibilidade, em relação ao próximo, chamava-lhe a atenção. Por isso, aproveitava estas ocasiões para advertir os discípulos.
 
     Os escribas e fariseus estavam, constantemente, na mira de Jesus. Eles tinham certos comportamentos com os quais o Mestre não podia compactuar, por não serem movidos pela misericórdia. Assim, impunham, às pessoas de boa-fé, um acúmulo de prescrições, ao passo que eles mesmos não se sentiam obrigados a cumpri-las. Igualmente, com ar de importância, exigiam que as pessoas lhes deixassem os primeiros lugares nos banquetes, nas sinagogas e nas praças, e que as chamassem com o título honroso de "rabi". E muitas coisas mais! Toda essa maneira de se comportar é que os discípulos deveriam evitar. O Mestre foi explícito: "Não imiteis suas ações!", pois não primam pela misericórdia.
 
     O discípulo espelha-se no modo de agir de Jesus. Contrariamente aos escribas e fariseus, o Mestre não se prevaleceu dos pequenos e fracos, antes, procurou agir com extrema humildade e discrição, jamais buscando grandezas e honrarias mundanas. Seu agir misericordioso desmascarava a arrogância de seus adversários.
 
Pe. Jaldemir Vitório
Oração
Espírito de misericórdia, livra-me de seguir o mau exemplo de quem, no trato com o próximo, prima pela arrogância e pela insensibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário