domingo, 22 de março de 2015

Comentário do evangelho - Da morte brota a vida


Os peregrinos que se encontravam em Jerusalém, entre eles alguns gregos, pedem para ver Jesus. Mais que o desejo de ver, eles manifestam a disposição de crer nele. Assim entendemos a universalidade da salvação trazida por Jesus.  Em seguida temos um discurso. Jesus fala da sua hora, ou seja, da sua morte e utiliza a imagem do grão de trigo que cai na terra e morre para produzir frutos para explicar que o seu caminho de glorificação passará pela morte. Portanto, afirmando que a sua glória passará pelo mistério de morte, Jesus destrói as expectativas dos que pensavam que se trataria de um espetáculo extraordinário. Para o evangelista João, a hora de Jesus é o momento que Deus fixou para a glorificação do Filho através da morte. 

             A hora de Jesus foi se aproximando. Ele tinha plena  consciência da sorte que o espera. A morte despontava, como inevitável, no horizonte de sua existência. Jesus sabia muito bem que sua vida seria fecunda se, no momento crucial, ele fosse capaz de passar pela prova suprema da morte. Aí sua fidelidade radical abriria, para a humanidade, o caminho de acesso a Deus.

             O modo positivo como Jesus encarou a consumação de sua existência não deixou de perturbá-lo interiormente. Uma tentação possível, neste momento, seria a de pedir ao Pai para privá-lo desta circunstância pavorosa. Jesus, porém, reconheceu que toda a sua vida terrena esteve voltada para esta hora. Não seria correto, agora, preferir um atalho. Seria indigno optar pela fuga. A missão exigia dele seguir adiante.

             A tragicidade da hora de Jesus assumiu uma conotação particular por ele estar certo de não ter sido abandonado pelo Pai. Sua morte inseria-se na dinâmica de glorificação do Filho pelo Pai. Não era fácil compreender o modo divino de agir, quando a cruz despontava com toda a sua crueldade. Na perspectiva divina, porém, a morte de cruz representava a subjugação do poder do mal e da injustiça e o triunfo do senhorio do Pai na vida do Filho Jesus. Da cruz, proviria a vida nova e gloriosa, penhor de redenção para a humanidade.

Pe Jademir Vitório
      
Oração
Senhor Jesus, a vida jorrou abundante de sua fidelidade até à morte de cruz. Possa eu beneficiar-me desta plenitude de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário