sexta-feira, 27 de março de 2015

Comentário do evangelho - O testemunho das obras


Estamos mais uma vez diante de um conflito que surge por Jesus afirmar ser o Filho de Deus. Para os judeus, essa afirmação de Jesus é uma blasfêmia: "Como tu sendo apenas um homem, pretendes ser Deus?". Por isso, surge a tentativa de apedrejar Jesus. Segundo a Lei, o apedrejamento era aplicado como castigo para os casos de blasfêmia e idolatria.  Jesus então os questiona: "Eu vos mostrei muitas obras boas da parte do Pai. Por qual delas me quereis apedrejar?" Observe que Jesus diz: "muitas obras boas da parte do Pai". Jesus não tem a pretensão de ganhar destaque por causa das obras que realiza, mas todas as suas obras atestam que ele veio do Pai, ele é o Enviado, suas obras mostram a presença de Deus. Jesus realiza as obras do Pai no meio de nós. Mais ainda, Jesus foi santificado, ou seja, escolhido pelo Pai para realizar sua obra, conforme ele mesmo atesta: "Por que acusais de blasfêmia àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo, só porque disse: Eu sou Filho de Deus?". Em seguida, mais uma vez Jesus declara ser o caminho para o Pai. Ou seja, não podemos ver a Deus, mas olhando para Jesus saberemos como Deus é "para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai". Por fim, o evangelista observa que foram muitos os que acreditaram em Jesus. 

             As obras prodigiosas de Jesus deveriam ser suficientes para dar credibilidade às suas palavras. Todavia, seus adversários recusavam-se a acreditar nele, persistindo no seu intento de eliminá-lo. Reconheciam haver algo de incomum e inexplicável nas ações de Jesus. Mas concluíam: apesar de ser homem, ele estava querendo passar por Deus. Isto era uma blasfêmia insuportável.

             As dificuldades de Jesus com seus adversários não provinham de suas palavras, mas de suas obras. Estas é que testemunhavam a seu favor e evidenciavam sua condição divina, rejeitada pelos adversários.

             O testemunho das obras era sempre incômodo, porque não se podia facilmente negar. Quem fora curado por Jesus, não podia deixar de agradecê-lo. Quem fora perdoado de seu pecado e acolhido em sua fraqueza, mantinha viva e publicava a misericórdia do Mestre. Quem tivera sua fome saciada, não podia minimizar as dimensões do milagre.

             Os adversários de Jesus, por conseguinte, estavam rodeados de testemunhos em favor dele. E todos apontavam na mesma direção: só Deus poderia realizar obras tão maravilhosas! Ao invés de render-se à evidência, estreitavam mais e mais sua rejeição a Jesus. Entretanto, não faltou quem se deixasse convencer pelas obras realizadas por Jesus, depositando nele sua fé.
                                                                                                  
                                                                                                          Pe Jaldemir Vitório
      
Oração
Senhor Jesus, que o testemunho de tuas obras abra o meu coração para a fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário