segunda-feira, 23 de março de 2015

Comentário do evangelho - A maldade dá lugar à misericórdia


O texto nos apresenta duas ideias principais: a atitude do ser humano que mesmo sendo pecador, julga e condena o pecado dos outros; e a missão de Jesus que veio para salvar. Escribas e fariseus apresentam para Jesus uma mulher pega em adultério. Colocam-na em um lugar para ser vista por todos durante o interrogatório. Então, recordam a Jesus que segundo a Lei de Moisés, tais mulheres deveriam ser apedrejadas. Essa prescrição está em Lv 20, 10 e Dt 22,22 onde consta que o adultério deveria ser punido com a morte por apedrejamento. "Que dizes tu?" = A questão aqui é muito clara: colocar Jesus em uma armadilha. Certamente esperavam que também Jesus a condenasse. Ou talvez que recusaria a aplicar a Lei de Moisés e perdoasse a adúltera. 

             A situação da mulher surpreendida em adultério e trazida à presença de Jesus denunciava o caráter dos adversários dele e sua falta de escrúpulos, quando se tratava de condenar e propor a pena capital. É possível que eles mesmos tenham forjado uma armadilha para pegar a mulher em adultério e, assim, terem um motivo para provar Jesus e poder acusá-lo.

             A questão dirigida a Jesus era inútil. Se eles sabiam que estava já previsto na Lei a lapidação das adúlteras, por que pedir a opinião de Jesus? Legalistas como eram, só lhes competia fazer cumprir a pena prevista. A resposta de Jesus lhes interessava. Se dissesse que a Lei deveria ser cumprida, teriam argumentos para denunciar a falta de misericórdia de Jesus. Se dissesse não, eles o acusariam de rebeldia contra a Lei de Moisés e, igualmente, poderiam impor-lhe a pena de morte.

             Eles, porém, não contavam com a armadilha preparada por Jesus. Este desafiou os que se julgavam inocentes a darem início à lapidação. Ninguém teve coragem de fazê-lo. Pelo contrário, foram saindo, de mansinho, a começar pelos mais velhos. Tem-se a impressão de que, quanto mais velhos, mais calejados na maldade se encontravam. Não sobrou ninguém para evocar o cumprimento da Lei. Chegou, então, a hora da misericórdia!
 
                                                                                                                 Pe Jaldemir Vitório
      
Oração
Senhor Jesus, ensina-se a ser solidário com as vítimas da maldade e da injustiça. Que eu saiba sempre usar de misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário