quarta-feira, 18 de março de 2015

Comentário do evangelho - Jesus, unido com o Pai


O Evangelho de hoje, em síntese, trata da relação de Jesus com o Pai. A expressão "o Filho faz apenas o que vê o Pai fazer" nos recorda um pai amoroso que ensina tudo para seu filho e este aprende e realiza tudo conforme o seu pai. Jesus realiza as obras de seu Pai, as obras de Deus. As obras de Jesus atestam que Ele veio da parte de Deus. s citações "o Filho, assim como o Pai, dá a vida a quem ele quer" e "o Pai deu ao Filho o poder de julgar " nos lembram que o Criador dá ao Filho o poder de dar a vida e de julgar aqueles que não se abrem para a vida que nos vem de Deus. "Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna", ou seja, Jesus é quem dá a vida ao mundo e esta vida adquire-se escutando a sua Palavra. 

             A liberdade e a familiaridade com que Jesus se referia a Deus, incomodava seus inimigos. Era-lhes insuportável ouvir Jesus chamá-lo de Pai e afirmar sua unidade profunda com o ele, e perceber em sua ação indicações de que, realmente, ele possuía algo próprio de Deus. Caso contrário, seu agir seria inexplicável. Os inimigos decidiram, então, eliminar o Mestre por não suportarem sua presença.

             Jesus não minimizou o problema. Sem titubear, proclamou sua radical dependência do Pai, de quem procedia e sob cuja orientação agia. O Pai outorgou-lhe o direito de comunicar vida e confiou-lhe todo o julgamento. Portanto, todas as pessoas, inclusive os adversários de Jesus, estavam na dependência de seu julgamento. Ele haveria de julgar concedendo vida a quem praticou o bem e castigando a quem praticou o mal.

             Os que se opunham ao Mestre, que ficassem atentos. Indispor-se contra ele, significava indispor-se contra o próprio Deus. Opção terrivelmente perigosa!

             O alerta de Jesus não surtiu efeito. Antes, só fez aumentar a ira de seus opositores e torná-los cada vez mais determinados a levar a cabo o seu intento. A cegueira tirou-lhes a capacidade de discernir. Por isso, quanto mais Jesus tentava alertá-los para a insanidade de seu projeto, tanto mais insistiam em colocá-lo em prática. O tempo daria razão a Jesus.
Pe Jaldemir Vitório
Oração
Senhor Jesus, faze-me compreender que tua união com o Pai prepara o caminho para que também eu viva em comunhão com ele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário