sexta-feira, 13 de março de 2015

Comentário do Evangelho - ONDE CENTRAR NOSSA VIDA

 Jesus é questionado sobre qual é o primeiro mandamento. Sua resposta é muito clara: o primeiro mandamento necessariamente está vinculado ao segundo: "Amarás o Senhor teu Deus... Amarás o teu próximo como a ti mesmo". A expressão "Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só!" expressa a experiência mais característica do povo de Israel. Um povo que se reconhece profundamente amado por Deus, o seu Único Senhor. O Deus de Israel é um Deus que ama e deseja ser amado de todo coração, alma, entendimento e força. É a pessoa toda voltada para seu Deus. O segundo mandamento é a concretização do primeiro, ou seja, a abertura ao amor concreto para com os irmãos.  Por fim, as palavras do escriba: "Amar a Deus com todo o coração, com toda a mente, e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios." Aqui não há necessidade de comentários. Amar é dar a vida!
 
     A pergunta pelo primeiro dos mandamentos comporta uma preocupação: onde a vida humana deve centrar-se? A resposta a este problema é fundamental para a vida do discípulo. Mas não basta responder teoricamente. É mister que discípulo tome consciência onde efetivamente sua vida está centrada. O engano, aqui, pode ser fatal!
 
     A resposta de Jesus ao mestre da Lei aponta para os dois eixos vertebradores da vida do discípulo: Deus e o próximo. Considerando bem, ambos os eixos se exigem mutuamente, a ponto de um levar ao outro, e a ausência de um provocar a ausência do outro.
 
     Quem está centrado em Deus, está necessariamente aberto ao amor e à solidariedade, está sempre pronto para lutar pela justiça, não suportando ver o próximo ser vilipendiado. Sobretudo, torna-se um lutador incansável pela causa do Reino, ansiando por vê-lo acontecer em sua própria vida e na de seus semelhantes.
 
     Por outro lado, tem sua vida centrada no próximo quem é capaz de superar o egoísmo e romper as amarras das paixões, quem se esforça para se libertar da tirania do pecado, tornando-se livre para Deus. Em outras palavras, quem tem Deus no coração.
 
     Todos os demais eixos são espúrios e devem ser rejeitados pelo discípulo do Reino. Basta considerar o modo de proceder de quem não ama a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. São pessoas desumanizadas e desumanizadoras.
 
Pe. Jaldemir Vitório
Oração
Pai, realiza meu anseio de ver minha vida sempre mais centrada em ti e no meu próximo. Só assim poderei dar testemunho verdadeiro de ser discípulo do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário