segunda-feira, 25 de abril de 2011

São Marcos


São Marcos, ou João Marcos, judeu de origem, da tribo de Levi, é venerado na Igreja não só como santo mas também como benemérito evangelista, isto é, escritor do Evangelho. Pertencia a uma das primeiras famílias cristãs de Jerusalém. Sua casa era centro de reuniões dos apóstolos e dos cristãos primitivos. De fato, dizem os Atos dos Apóstolos: "Pedro saído da prisão pela intervenção do anjo, dirigiu-se à casa de Maria, mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam aí reunidas em oração pela libertação de Pedro" (12,12).

Inspirados em antiga tradição, muitos comentaristas pensam que esta casa de Maria foi o lugar onde Cristo celebrou a última Ceia, e onde depois os apóstolos receberam o Espírito Santo, no dia de Pentecostes. Naquele tempo, João Marcos era pouco mais do que uma criança.

Mas no ano de 44, quando Barnabé, primo de Marcos, subiu a Jerusalém com São Paulo para falar com os apóstolos, Marcos decidiu acompanhá-los para a primeira viagem apostólica. Viajou com eles para Chipre, onde se deu a conversão do pró-cônsul Paulo, junto com muitos outros. No entanto, Marcos não conseguia, pela idade juvenil, acompanhar o ritmo das fadigas apostólicas de São Paulo: Teve um momento de debilidade e, a certa altura, por medo ou por saudade, voltou para Jerusalém. Por isso, ao se organizar mais tarde a segunda viagem missionária de São Paulo e Barnabé, sua presença foi causa de separação de Barnabé e Paulo.

Mais tarde, Marcos, conforme a tradição, acompanhou São Pedro a Roma, que em sua primeira carta o chama com carinho de "meu filho".

Toda a tradição cristã, desde o século 1, o considera autor do segundo Evangelho que leva seu nome e o escreveu seguindo as pregações de São Pedro.

Em Roma, esteve também a serviço de São Paulo durante sua primeira prisão, e dele faz menção em suas cartas. Durante a sua segunda prisão em Roma, escrevendo a seu discípulo Timóteo, São Paulo lhe recomenda que venha quanto antes a Roma e que lhe traga Marcos, porque lhe é grandemente útil no apostolado. Esta é a última notícia que temos dele nas Sagradas Escrituras. A tradição nos diz que, depois da morte dos apóstolos Pedro e Paulo, São Marcos viajou para Chipre e em seguida para Alexandria, no Egito, sendo considerado o fundador daquela igreja, onde mais tarde morreu mártir.

No ano 815, as relíquias do corpo de São Marcos foram transportadas para Veneza, onde estão sendo veneradas. O leão é símbolo deste evangelista, que inicia seu Evangelho apresentando o profeta João Batista com estas palavras: "Voz daquele que clama no deserto: preparai os caminhos do Senhor".

Somos imensamente gratos a São Marcos pelo Evangelho que nos transmitiu. Pela extensão é o mais curto, mas é permeado de uma unção toda especial. Com certeza ele conheceu Cristo, embora, por ser muito jovem, não fosse discípulo do Senhor. Conheceu os lugares onde Cristo passou, conviveu com os apóstolos. Sob este aspecto humano, seu. Evangelho tem toda a credibilidade.

Ouçamos também nós seu ardente apelo: "Fazei penitência, convertei-vos e crede no Evangelho!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário