sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Comentário do evangelho - O mestre sob suspeita

 
 Conheciam melhor Jesus do que o vendedor da esquina. Bom, isso era o que pensavam eles, porque a verdade é que Jesus estava muito diferente daquele o qual eles conheciam. Foi-se embora da cidade fazia alguns anos e agora voltava com fama de milagreiro e pregador. No fundo eles tinham medo dele. Por isso, com suas palavras, procuravam tranquilizar-se, dizer a si mesmos que não havia problema algum, que Jesus era o de sempre. Mas não controlamos Deus, nem a nós mesmos, nem a ninguém. O outro é sempre uma surpresa e temos que aprender a nos deixar surpreender pelos outros.
     
      
   A  sabedoria de Jesus deixou intrigada a população de Nazaré, onde ele vivera desde a infância: De onde lhe vinham tanta sabedoria e o poder de fazer milagres? Não era possível que o filho de um carpinteiro, bem conhecido no povoado, manifestasse uma sabedoria maior que a dos grandes mestres. Era inexplicável como alguém, cujos parentes nada tinham de especial, falasse com tamanha autoridade. Os concidadãos de Jesus suspeitavam dele, e não acreditavam de que estivesse falando e agindo por inspiração divina. Por este motivo, o Mestre tornou-se para eles motivo de escândalo.
     
      A experiência de rejeição não chegou a desanimar Jesus. Ele se deu conta de estar vivendo uma situação semelhante à dos antigos profetas de Israel. Nenhum deles foi aceito e reconhecido pelo povo ao qual tinham sido enviados. Antes, todos foram desprezados e humilhados, quando não, assassinados de maneira perversa e desumana.
     
      Jesus não perdeu tempo com quem se obstinava em não aceitá-lo. Por isso, não realizou em Nazaré muitos milagres. Seria perda de tempo, acarretaria ainda mais maledicência, acirraria os ânimos do povo. Por isso, seguiu em frente, buscando quem estivesse aberto para deixar-se tocar por sua mensagem. O fracasso não o abateu nem atenuou o ardor com que realizava a missão que o Pai lhe tinha confiado.
 

 Pe. Jaldemir Vitório
 
Oração
Senhor Jesus, que eu saiba inspirar-me no teu testemunho de coragem diante da rejeição e da suspeita, levando em frente a missão que me confiaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário