quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Comentário do evangelho - Há limite para o perdão?

     Uma frase se repete duas vezes no Evangelho: "Tem paciência comigo e eu te pagarei tudo”. Mas obtém cada vez uma resposta diferente. Na primeira obtém o perdão. Na segunda não. A primeira é o Senhor quem escuta a frase. A segunda é um homem. Talvez esteja aí a diferença entre Deus e os homens: em que Deus sabe perdoar e a nós custa muitíssimo fazer o mesmo. E talvez esse seja o grande desafio de nossa vida: aprender a perdoar como o Senhor o faz: sete vezes, setenta vezes sete e todas as que sejam necessárias. Exatamente como Deus faz conosco a cada dia da nossa vida.
     
     O perdão só é possível a quem ama. Deus ama a cada pessoa com seu amor infinito. Ama, com capacidade de perdoar, quem se sente amado por Deus. À pergunta de Pedro: "Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? " Jesus disse que não só sete vezes, mas setenta vezes sete. Ou seja, na comunidade dos seguidores de Jesus não existe limite para o perdão. "Setenta vezes sete" quer dizer, sempre!
 
    A história que Jesus conta em seguida é para lembrar que também nós precisamos de perdão, também nós somos perdoados, por isso, devemos perdoar sempre.


ORAÇÃO
Pai, predispõe meu coração para o perdão, e que eu esteja sempre disposto a perdoar e a querer viver reconciliado com meu semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário