domingo, 25 de agosto de 2013

Importância e missão dos leigos

 

Neste domingo a Igreja celebra a vocação leiga. O carisma da vocação laical ocupa um lugar central na Igreja, definindo-a para o mundo.
 
O fiel cristão leigo tem o papel de libertar o mundo da secularidade, dos falsos ídolos e de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana. Ele é chamado a ser sinal visível de Jesus Cristo na família, no trabalho, na política, na economia, na educação, na saúde pública, nos Meios de Comunicação Social, nos órgãos públicos e em tantos outros espaços no meio da sociedade. Ele é chamado a viver sua missão batismal assumindo o "sacerdócio comum dos fiéis" e muitos, engajados no testemunho e no serviço da catequese. Através do carisma do leigo a Igreja se faz presente no mundo.
 
APOSTOLICAM ACTUOSITATEM (Importância e missão dos leigos)
     Sendo um dos principais objetivos "ler os sinais dos tempos", o Vaticano II deu passos significativos e importantes na inclusão dos leigos na vida e missão da Igreja. Hoje essa inclusão mostra-se ainda mais necessária e importante, e o Concílio oferece-nos muitas luzes para reflexão.
 
      A Igreja existe no mundo para mostrar a todos os seres humanos a beleza do Evangelho, a glória de Deus e a redenção obtida através da fé em Cristo. Concretizar essa missão não é, como se pensava até pouco tempo, função exclusiva do clero: bispos, padres e diáconos. Todos os batizados são chamados a colaborar, primeiramente através do testemunho da vida, depois através de ações concretas em sintonia com a hierarquia.
 
     O leigo tem papel fundamental nesse processo, pois está mais profundamente inserido no mundo e convive diretamente com as pessoas que precisam da fé, do amor e da esperança. Incluir os leigos nessa missão foi uma preocupação do Vaticano II, que se mostra cada vez mais atual e necessária, sendo objeto de discussão de vários documentos e simpósios posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário