terça-feira, 10 de setembro de 2013

Comentário do Evangelho - Uma noite em oração

 
A montanha destaca-se das partes planas da terra. É parte do mundo, mas elevada para o céu. Na montanha Jesus ora, entra em relação com Deus. Porém, seu olhar se dirige para baixo, pois a montanha pertence à terra.
E sabe que tem uma missão a cumprir. Desde a montanha, desde Deus, escolhe os que serão os seus colaboradores mais próximos, os doze apóstolos. Hoje nós teríamos de aprender novamente a subir a montanha, a olhar lá de cima nossa vida com a perspectiva que dá o encontro com Deus. E depois descer e encontrar-nos com povo e amar como Deus nos ama.
 
       Passando uma noite toda em oração, no alto de uma montanha, Jesus preparou-se para um momento importante de seu ministério: a escolha do grupo de discípulos, que seriam objeto de sua atenção especial, pois teriam como tarefa levar adiante a sua missão.
 
       Por que esta longa vigília de oração? Estar em oração significava recorrer a Deus e deixar-se guiar por ele, em vista de acertar na escolha a ser feita. Afinal, os discípulos deveriam ficar a serviço do Reino do Pai, e só este poderia oferecer ao Filho os critérios corretos de discernimento. Era fundamental fazer uma escolha acertada.
 
       Os nomes sugeridos pelo Pai correspondiam aos de pessoas comuns, sem qualidades especiais. Humanamente falando, teria sido preferível escolher pessoas mais inteligentes, mais corajosas e dispostas a enfrentar adversidades, menos apegadas a certos esquemas mentais inconvenientes, mais sintonizadas com o modo de pensar de Jesus. Nada disto tinham as doze pessoas que ele escolheu.
 
       Na oração, o Mestre deixou-se convencer pelo Pai a contar com a companhia de homens limitados, para realizar a grande obra da implantação do Reino. Aliás o Pai sempre agira assim. Seria cair na tentação, querer pensar de modo diferente. Neste sentido, a escolha feita por Jesus correspondeu, realmente, à vontade do Pai.
 
Pe. Jaldemir Vitório
Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE
 
Oração
Espírito de docilidade nas mãos do Pai, faze-me escolher sempre o que corresponde ao querer divino, sem deixar-me influenciar por meu próprio querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário