segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Comentário do Evangelho - A tentação do sectarismo

 

Quando Jesus fala da luz, refere-se a nós. Nós somos a luz do mundo. E não fomos chamados a sê-lo para nos esconder debaixo da cama ou ocultar-nos dentro de uma vasilha. Somos a luz do mundo. Deus nos escolheu e nos deu essa missão. Convém começar a semana com essa consciência. Não esqueçamos em todo este dia. Chegará já o tempo de revisar nossa vida, de reconhecer que não nos comportamos sempre como deveríamos. Mas antes convém sentir com prazer e alegria que encontramos diante dos olhos de Deus, que pôs sua confiança em nós, para que sejamos luz ao mundo.
     

     As exigências do Reino e as dificuldades inerentes à sua vivência podem levar a comunidade cristã a voltar-se para si mesma, tornando-se uma espécie de gueto fechado, sem contato com o mundo. Este modo de proceder contradiz a dinâmica do Reino, tornando a comunidade infiel ao projeto cristão. O destino do Reino é que seja testemunhado a toda a humanidade; seus benefícios devem atingir cada ser humano.
 
      A parábola da lâmpada alerta para o comportamento que se exige da comunidade cristã. Como a luz é acesa e posta no candeeiro, do modo a espargir seus raios por toda a casa, igualmente os cristãos devem procurar a posição a partir da qual seu testemunho possa atingir o maior número de pessoas. Supõe-se que seja uma comunidade capaz de acolher a todos, sem distinção, integrando-os em seu meio.
 
      Uma comunidade missionária, disposta a ir a todos os recantos da Terra para levar a mensagem do Evangelho. Uma comunidade cujo testemunho de vida corresponda às exigências do Reino, de forma a apresentá-lo como projeto de vida para os que vagueiam nas trevas do erro. Em suma, uma comunidade em que a semente do Reino produz frutos.
 
      Assim, recusando a tentação do sectarismo, a comunidade cristã assume seu papel de fazer a luz do Evangelho chegar a todos os rincões do mundo.
 
Pe. Jaldemir Vitório
Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica
 
Oração
Espírito que ilumina a humanidade, faze que as comunidades cristãs sejam autênticas portadoras da luz do Evangelho para os que estão perdidos nas trevas do erro ou da maldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário