domingo, 20 de outubro de 2013

Mensagem: CRER E TRANSMITIR A FÉ


O Domingo das Missões é celebrado hoje em toda a Igreja Católica. Como de costume, o Papa fez uma bela Mensagem, para lembrar que todos os cristãos e católicos formam a "Igreja missionária"; somos o "corpo missionário de Cristo" desde as origens, quando Ele enviou os discípulos em missão com estas palavras: "ide pelo mundo inteiro, anunciai o Evangelho a toda criatura".
 
          Neste Ano da Fé, de maneira especial, lembramos que a fé professada hoje pela Igreja é a mesma que foi anunciada e professada desde as origens, há quase 2 mil anos! A Igreja perseverou na fé, transmitida pelos Apóstolos; mas essa fé só chegou até nós porque houve, nas gerações que nos precederam, um esforço missionário contínuo e perseverante.
 
          Hoje somos devemos continuar fazendo a mesma coisa; se batizarmos os filhos e lhes transmitirmos a fé, se os introduzirmos na vida da Igreja, a comunidade de fé, então poderemos estar certos de que, no futuro, ainda vai ter fé e vida da Igreja no mundo. Sobretudo, podemos estar em paz com nossa consciência pois cumprimos nosso dever. Se não fizermos nossa parte e deixarmos de ser missionários, as novas gerações deixarão de crer e não participarão mais da vida da Igreja Católica. Sempre me impressiono com a passagem da figueira do Evangelho, que Jesus amaldiçoou porque procurou frutos nela e não encontrou: no dia seguinte, ela estava seca! Deus espera que façamos a nossa parte na transmissão da fé.
 
          Em julho deste ano, tivemos a realização da Jornada Mundial da Juventude no Brasil. Foi um tempo de graça, sobretudo para os jovens. O papa Francisco apontou para todos o caminho da fé e nos confirmou na fé da Igreja Católica. Continuemos agora a apoiar os jovens na vivência da sua fé para que eles, por sua vez, a transmitam no futuro. Neste Domingo das Missões, somos convocados a fazer um gesto de generosidade e de apoio à obra missionária da Igreja em "lugares de missão". Ainda há muito por fazer! Por isso, em todas as Missas deste fim de semana, em todas as nossas igrejas, é feita a Coleta para as Missões.
 
          Com a ajuda generosa de todos nós, podem os missionários continuar a fazer o seu trabalho, mesmo em situações precárias e difíceis, onde eles dependem totalmente da nossa ajuda. E rezemos muito pela Igreja, para que ela se renove na missão e seja sempre missionária; rezemos pelos missionários, que deixaram sua família, pátria e conforto para se dedicarem às missões. Eles contam com nosso apoio material e espiritual.

                    Card. Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário