terça-feira, 1 de outubro de 2013

Comentário do evangelho - Os samaritanos não receberam Jesus

Entre os judeus da época de Jesus, a Lei lhes permitia revidar cada ofensa que era recebida. Dentro dessa concepção, dois dos apóstolos, Tiago e João, queriam permissão para mandar descer fogo do céu sobre uma povoação que não queria receber Jesus. Ora, ele os vinha catequizando há tempos sobre a mudança de mentalidade: Em vez de ódio, amor; em lugar de vingança, perdão. E ia mais além: condenava palavras ofensivas, exigia que não se julgassem as pessoas... E nós? Perdoamos a quem nos ofende, amamos nossos inimigos? Evitamos julgar as pessoas?
 
 
     O texto diz que "estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu". Seguia para Jerusalém. Esta viagem começa com certa solenidade, mandando alguém à frente para preparar, com certeza, alojamento, espaço para encontro com as pessoas. No entanto, ao passar por um povoado da Samaria, Jesus não foi acolhido, não quiseram recebê-lo.
     Esta rejeição estava fundamentada em antigas mágoas dos samaritanos contra os judeus. Isto despertou revolta em Tiago e João que queriam logo acabar com aquela gente. Jesus os repreendeu e seguiu para outro povoado. O Mestre ensina que é preciso dar tempo para a conversão. Saber esperar o momento da abertura, do perdão, da reconciliação, do encontro.
 
Portal Paulinas
 
Pai, livra-me de ser levado por impulso e pelas paixões ao me deparar com quem se recusa a acolher a mensagem do Reino. Que a minha mansidão possa conquistá-lo para ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário