quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Comentário do Evangelho - Revertendo as coisas

Tenho a impressão de que às vezes passamos de maneira superficial sobre o direito e o amor de Deus. Tenho também a impressão de que nos apetecem os melhores lugares de honra e que dizemos com muita facilidade o que os outros deveriam fazer, mas, quando se trata de nós... Teríamos de começar por algo. Que tal se começarmos por pagar o dízimo à comunidade? Em nossa sociedade damos muita importância à economia. Pois contribuir para a vida da igreja e com os necessitados com nosso dinheiro já é um sinal de amor. E um sinal muito importante.
 
         No tempo de Jesus, uma ala do farisaísmo tendia a inverter o valor das coisas. Davam muita importância às coisas secundárias, enquanto as essenciais não recebiam a devida atenção. O pagamento do dízimo, por exemplo, era uma exigência irrecusável, e cumprida mesmo em relação às insignificantes hortaliças. Entretanto, os fariseus não se preocupavam, minimamente, em praticar a justiça para com o próximo e dedicar a Deus um amor verdadeiro. 
 
         A prática religiosa do dízimo era, desta forma, esvaziada de sentido. Ao pagá-lo, os fariseus pensavam estar sendo fiéis à vontade divina. Todavia, enquanto cometiam injustiças contra o próximo, cultivavam a vanglória e agiam como hipócritas acabavam por desagradar a Deus. Invalidava-se, deste modo, sua piedade exterior, à qual se entregavam apenas para serem louvados pelos outros.
 
         O amor e a justiça ocupam o lugar central na vida do discípulo do Reino. Nisto, ele se distingue dos fariseus. Amor e justiça, quando postos em prática, revelam o mais íntimo do ser humano. Outras práticas podem ser enganosas, revelando apenas uma piedade aparente. De fato, podem ser uma máscara da hipocrisia humana e esconder a maldade que a pessoa traz no coração. Por isso, em primeiro lugar, é preciso praticar a justiça e o amor. Com este pano de fundo, as outras práticas de piedade terão mais solidez.

 Pe. Jaldemir Vitório
Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica

Oração
Senhor Jesus, ajuda-me a centrar minha vida sempre mais na justiça e no amor, para que tudo o mais tenha sentido para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário