sábado, 19 de outubro de 2013

Comentário do Evangelho - A favor ou contra Jesus

        Jesus sabia que a perseguição e as dificuldades iam chegar. Para ele e para os discípulos.
         Atualmente em nosso país não sofremos perseguição expressamente por causa de nossa fé, porém isso não significa que a fé não seja posta em discussão. A sociedade no seu viver não vai contra o Evangelho? Não continuam sendo excluídos da mesa comum os pobres marginalizados? Não nos deixamos levar pelos critérios deste mundo e deixamos o Evangelho estacionado? Também nossa fé, aqui e hoje, é desafiada e questionada... Quando daremos nós uma valente resposta?
 
 
        A comunidade cristã tem como tarefa testemunhar publicamente sua fé. Este testemunho acontece no seio de um mundo hostil, nem sempre disposto a acolher mensagem do Reino.
 
        E o discípulo encontra-se, muitas vezes, em situações nas quais sua fé é posta em xeque. É, então, o momento de se decidir a favor ou contra Jesus. É sua vida que está em jogo: renegá-lo significa sobreviver, tomar partido em favor dele significa morrer.
 
        Evidentemente, a decisão fica por conta do discípulo. Se tiver uma fé robusta e coragem suficiente para suportar as conseqüências de sua opção, será capaz de declarar sua fé. Se, pelo contrário, tiver uma fé inconsistente e um caráter frágil, negará sua condição de discípulo de Jesus, declarando não conhecê-lo.
 
        A exortação do Mestre chama a atenção dos seus seguidores para as  conseqüências mais radicais de sua decisão. Mais do que a vida física e a segurança material, na decisão está implicada sua sorte eterna. Quem se colocar a favor de Jesus nesta vida, pode estar certo de tê-lo a seu favor no momento do juízo divino. Quem o negar publicamente, não o terá como defensor, quando for julgado por Deus.
Nos momentos difíceis, o discípulo deve contar com a ajuda do Espírito Santo. É ele quem lhe dará forças para proclamar, com destemor, sua fé.
 
Pe. Jaldemir Vitório
Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica
Oração
Espírito que fortalece para o testemunho, vem em meu auxílio com tua força, nos momentos de dificuldade, para que eu possa dar um testemunho corajoso de minha fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário