terça-feira, 15 de outubro de 2013

Comentário do Evangelho - Um caso de insensatez

Jesus não dá voltas quando se trata de dizer o que pensa. Não tem vergonha de dizer ao fariseu que lavar as mãos não é muito importante, que em sua escala de valores existe muitas outras mais importantes, que mais importante que as mãos é o coração da pessoa. E que de tanto lavar as mãos foram levados a pensar que são mais limpos e melhores e mais puros que os outros, todavia têm o coração cheio de egoísmo, avareza e ambição. Seria bom aplicarmos a nós mesmos essa narrativa e hoje nos esforçar para limpar um pouco nosso coração dessas manchas.
 
        Certas atitudes dos fariseus deixavam Jesus irritado. Entre elas, a preocupação exagerada com a pureza ritual, sem a correspondente pureza do coração. Nem o dever de "boa educação" impedia o Mestre de denunciar esta perigosa defasagem. Assim, o fariseu que o convidara para almoçar em sua casa recebeu a merecida censura, por querer impor-lhe seus esquemas.
 
       O anfitrião considerou grave o fato de Jesus não ter lavado as mãos, antes de pôr-se à mesa. Os fariseus eram escrupulosos na observância desse rito. Procuravam evitar qualquer contato contaminador, e multiplicavam as abluções para ver-se livres de eventuais impurezas.
 
       No pensar de Jesus, esta preocupação toca apenas o nível exterior, sem atingir o interior do ser humano, onde se decide a salvação. De que adianta ter as mãos asseadas, e as louças e talheres bem lavados, se o coração está cheio de maldade? A piedade baseada neste descompasso, de forma alguma poderá agradar a Deus. É pura insensatez! Quem age assim, ilude-se, pois, todos seus esforços de mostrar-se justo diante de Deus tornar-se-ão inúteis.
 
       Na perspectiva de Jesus, o verdadeiro processo de purificação começa no interior do ser humano, superando o egoísmo que o impede de ser bondoso com os seus semelhantes, e crendo na fraternidade. Uma vez purificado o coração, tudo o mais se torna puro.

 Pe. Jaldemir Vitório
 Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica

Oração
Espírito que purifica, tira do meu coração a impureza do egoísmo que me impede de ser misericordioso para com os meus semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário