segunda-feira, 29 de julho de 2013

Comentário do evangelho - Senhor, eu creio ...

Jesus revela para Marta que ele é a ressurreição e a vida e que aquele que crê  nele, ainda que esteja morto, viverá. Crer em Jesus é fundamental para arrancar de nosso coração a morte e seus sinais. Basta examinarmos nossa vida. Odeio quem esbarra em mim, quem me impede de andar com mais velocidade, o mendigo que me pede uma esmola, enfim, só penso em mim, não perdoo e tenho um coração de pedra? Sou um "morto” ambulante. Jesus me ressuscitará pelo amor gratuito aos irmãos, mas tenho de tomar coragem, sair de mim
para ser feliz.
 
      Com a chegada de Jesus, Marta vai ao seu encontro, enquanto sua irmã, Maria, permanece sentada. Marta se destaca do grupo, formado pela irmã e pelos judeus, caracterizado pelo luto. Deixando o grupo para ir ao encontro do Senhor, Marta dissocia-se do luto e se coloca do lado do Senhor dos vivos. Diante de Jesus, ela se coloca como uma mulher de fé que confia em Jesus: "Senhor, se estivesses estado aqui… Mesmo assim, eu sei que tudo o que pedires a Deus, ele te concederá" (vv. 21.22).
 
      A intervenção confiante de Marta é constituída de uma dupla fórmula: a presença de Jesus teria livrado o seu irmão da morte e a presença de Jesus permite reavivar toda a esperança. "Teu irmão ressuscitará" (v. 23), diz Jesus. Diante disso, Marta afirma a sua adesão ao credo do judaísmo sobre a ressurreição (cf. v. 24).
 
      Mas ante à nova afirmação de Jesus, "Eu sou a Ressurreição e a vida", ela supera a fé judaica na ressurreição, para professar: "Eu creio…" (v. 27). É exatamente nisso que ela é cristã. O diálogo de Jesus com Marta é o cume do capítulo 11. A profissão de Marta equivale à de Pedro, em Jo 6,69.
 
Carlos Alberto Contieri, sj
 
ORAÇÃO
Pai, que o meu agir não seja movido por um ativismo insensível à palavra de Jesus. Antes, seja toda a minha ação decorrência da escuta atenta desta palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário