quarta-feira, 31 de julho de 2013

Comentário do evangelho - O Reino de Deus é para todos

 
Esta parábola proclama uma grande verdade. Quando encontramos aquilo que valorizamos como o maior tesouro de nossa vida, sempre vendemos tudo o que temos e nos agarramos ao que encontramos. Pela simples razão de que essa troca vale a pena para nós, porque não temos a sensação de perder nada, mas sim nos acontece exatamente o contrário: ganhamos o que nos interessa. A única questão, que deveríamos propor a nós mesmos seria: O que é que verdadeiramente é um tesouro para nós? A família? A segurança econômica? O bem-estar dos irmãos? Triunfar a qualquer preço?
 
     Muda-se o contexto, mudam-se os ouvintes, provavelmente Jesus acabou de chegar do campo e entrou na cidade, lá na zona rural o Reino era semente e fermento, agora na cidade ele é um tesouro e uma pérola preciosa. A diferença entre as duas parábolas é que agora, descobrindo este reino dentro de si, é preciso tomar a decisão: que importância tem o Reino na minha vida? Jesus e seu evangelho é apenas mais uma Filosofia de Vida entre tantas, ou é o único? O Reino de Deus não é uma mercadoria exposta na vitrine, em meio a outras.
 
     Ao descobrir o tesouro escondido em um sítio, o homem da primeira parábola o escondeu de novo. Ninguém sabia que ele já tinha descoberto o tesouro, era alguém em meio a multidão, porém sentia-se especial pois o tesouro descoberto tornara-se a coisa mais importante da sua vida, mas para que fosse seu, teria de abrir mão de tudo o mais que possuía e foi o que fez...
 
     Mas qual a diferença entre as duas parábolas que parecem tão iguais? Na primeira, o homem encontrou o tesouro por acaso, e na segunda o negociante estava à procura de uma preciosidade. Isso significa dizer que de algum modo, Deus revela o seu reino a todos os homens, nenhum ser humano passará por esta vida sem que a Graça de Deus o toque e o alcance. É uma ocasião única que ele deve aproveitar bem, descobrindo que vale a pena relativizar tudo nesta vida, aceitando como absoluto apenas Deus e os desígnios do seu Reino, que Jesus um dia plantou no meio de nós.
 
     Ocorre que muitas vezes, jogamos toda a nossa existência fora, por causa de “quinquilharias” que nada valem, ou de certas pérolas reluzentes, mas que são falsas e não tem valor algum e que passamos vida inteira correndo atrás.
 
Diácono José da Cruz  
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
 
ORAÇÃO
Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário