quinta-feira, 4 de julho de 2013

Palavras do Papa Francisco

 
     O Papa Francisco presidiu, na manhã desta quarta-feira, 3, a Celebração Eucarística na Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano. Na homilia, o Santo Padre partiu da Liturgia de festa de São Tomé, na qual destacou que para encontrar o Deus vivo é necessário beijar, com ternura, as chagas de Jesus nos irmãos famintos, pobres, enfermos, prisioneiros.
 
     Francisco explicou que, depois da Ressurreição, Jesus apareceu aos apóstolos, reunidos no Cenáculo, mas Tomé não estava presente. Mas o Senhor sabe esperar e dá a cada um o tempo necessário para acreditar. Tomé, de fato, recebeu uma semana. Não obstante, quis colocar o dedo nas suas chagas.
 
     “Ele era um cabeça dura. Mas o Senhor escolheu precisamente um cabeça dura para fazer entender uma coisa tão nobre. Tomé viu o Senhor e foi convidado a colocar o dedo nas chagas do Senhor ressuscitado. Mas, foi mais além e disse ‘meu Senhor e meu Deus’. Assim, ele foi o primeiro dos discípulos a confessar a divindade de Jesus, depois da sua ressurreição. E o adorou!”.
 
     O Pontífice lembrou que, na história da Igreja, houve erros no caminho do homem rumo a Deus. Alguns, segundo ele, perderam-se no caminho e não chegaram à meta, que é Deus. Outros pensaram que, para chegar a Deus, seria preciso a mortificação, a austeridade e escolheram o caminho da penitência e do Jejum. Mas, nem mesmo esses, segundo disse o Papa, conseguiram chegar ao Deus vivo. Pensavam de chegar à meta somente através do esforço pessoal.
 
     Francisco finalizou lembrando que Jesus diz que o caminho para encontrá-Lo é através das suas chagas, ou seja, das obras de misericórdia para com quem tem fome, sede, está nu, é humilde, escravo, prisioneiro, hospitalizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário