sábado, 26 de março de 2011

Dom Orani João Tempesta, O. Cist. Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ


O "sim" que transforma


A cada ano, no dia 25 de março a Igreja celebra, com solenidade, a Anunciação do Anjo à Virgem Maria e a Encarnação do Verbo de Deus no seio d'Aquela que é bendita entre todas as mulheres. Trata-se de um dia muito apropriado para rezarmos pelas vocações, pois este é o dia em que Maria deu o seu SIM integral à obra de salvação planejada por Deus e realizada por intermédio d'Ela. É uma oportunidade de trabalharmos pela cultura da vida, pois é o dia em que o próprio Deus se fez homem, a Vida Eterna se fez vida humana e em muitos países se comemora o Dia da Vida. É o momento de rezarmos e apoiarmos as grávidas e as mães, exaltando a Maternidade Divina. Peçamos a Nossa Senhora que as proteja de todo o mal, principalmente aquelas que trazem no ventre os seus filhos.

Na primeira leitura da Liturgia da Anunciação do Senhor (Is 7,10-14;8,10) ouvimos o anúncio do grande sinal do Amor de Deus pelos homens. Deus virá morar conosco, profetiza Isaías, pois o filho que nascerá de uma virgem é o próprio Filho unigênito de Deus que vem ao encontro dos homens para salvá-los e introduzi-los, como filhos, na intimidade divina. A narrativa de São Lucas nos permite presenciar a cena em que se desenrola o cumprimento do grande sinal. Deus anuncia a Maria de Nazaré, por meio de um anjo, o seu desígnio de amor pelos homens, e pede a resposta de Nossa Senhora. O diálogo culminará com o “faça-se” de Maria e a realização do mistério da Encarnação do Verbo de Deus.

Aparentemente nada mudou no mundo, contudo, o Cosmos acabou de ser transformado até as suas raízes mais profundas. O Universo “cheira a novo” como no dia em que surgiu do nada pela primeira vez. A Encarnação redentora do Verbo de Deus, que acaba de acontecer, é uma nova Criação.

Este grande mistério que contemplamos hoje, conduzido pela Liturgia a ponto de nos ajoelharmos durante a profissão de fé, ao proclamar: “e se encarnou”, não possui outra explicação, como o primeiro ato criador, senão o amor infinito de Deus. Deus não desiste do seu desígnio de amor pelas criaturas, e entra no tempo dos homens de um modo novo e inimaginável para nos introduzir na sua eternidade bem-aventurada.

Nunca devemos nos cansar de contemplar e agradecer o amor infinito com que somos amados por Deus, e devemos procurar corresponder com a plenitude de entrega, do modo que o fez a Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa mãe.

Na segunda leitura (Hb 10,4-10), o Autor sagrado nos apresenta a perfeita obediência de Jesus ao desígnio salvador do Pai. As palavras que coloca na boca do Senhor “Eis-me aqui: Eu venho para fazer a tua vontade!”, são o resumo da sua vida redentora e a causa da nossa salvação.

Convém, por isso, nunca nos esquecermos de que a vontade de Deus, que é amor, só pode conter desígnios de amor, e, por isso, tudo o que vem de Deus é manifestação de seu amor para nosso bem e felicidade.

A obediência à vontade de Deus é o único caminho para chegar à plena realização e felicidade; o único caminho para ser santo. Por isso, jamais pode ser vista como obstáculo para o exercício da própria liberdade, autonomia e maturidade.

A liberdade é a capacidade de autodeterminação para alcançar o próprio bem. Mas o próprio bem é precisamente a vontade de Deus para nós. Por isso, a obediência é sempre o pleno exercício da liberdade.

A resposta de amor com que o homem e a mulher correspondem ao amor paternal de Deus não é outra coisa que a obediência. Não devemos confundir o amor com a emoção ou sentimento que costuma acompanhá-lo, mas que pode faltar e não se identifica com ele.

As consequências que seguiram da resposta de Maria na Anunciação jamais poderiam ser sonhadas pela imaginação humana, nem sequer a da “Cheia de graça”. Aquele “faça-se” transformou o Universo, levou o tempo à sua plenitude e tornou o momento em que foi pronunciado o centro de referência de toda a História humana. O passado e o futuro da humanidade e da criação ficaram orientados em referência a esse instante em que a eternidade de Deus penetra no tempo humano e dá início à redenção salvadora em Cristo.

O Senhor encarna para se unir de algum modo a cada homem, tornando-se o seu caminho e companheiro na sua Igreja, até conduzi-lo à casa do Pai.

Meditemos nessa solenidade da Anunciação do Senhor especialmente em como um “sim” a Deus tem sempre consequências inimagináveis para a criatura, e como é importante saber discernir a vontade de Deus a nosso respeito nos aspectos transcendentes e nos mais comuns da nossa vida. Não nos esqueçamos de que muitas coisas grandes dependem de que nós vivamos como Deus quer.

Peçamos hoje, pois, a Nossa Senhora a graça de repetirmos, com os fatos, o “faça-se” que Ela disse no dia da Anunciação. [CNBB]

Nenhum comentário:

Postar um comentário