sexta-feira, 11 de julho de 2014

Comentário do Evangelho - Os percalços da missão

Prudentes como serpentes e simples como pombas. Não são raros na Bíblia esses ditos aparentemente contraditórios. Não nos convidam, como poderia parecer, a combinar "um pouco de astúcia” com "um pouco de simplicidade”, mas a viver inteiramente cada uma dessas atitudes porque é precisamente, ao tentá-lo, que se consegue a postura vital plenamente humana. Trata-se de fazermos tudo que estiver ao nosso alcance e, em seguida, confiarmos com simplicidade na providência do Pai.
 
     Os apóstolos foram alertados, sem subterfúgios, para a realidade da missão. A imagem das ovelhas convivendo em meio a lobos não dava margem para ilusões. Eles tinham diante de si um destino de ódios, perseguições e martírio. Nada de aspirar honras e reconhecimento e, sim, preparar-se para defrontar com coragem a sorte futura.
 
     Uma consolação para os apóstolos foi a promessa de não serem largados à própria sorte. Eles teriam a assistência do Espírito de Deus, mormente, nos momentos mais dramáticos de testemunho quando a perseguição se abatesse sobre eles. Nesta hora, falariam inspirados, pois o Espírito é quem falaria através deles. Por conseguinte, nada têm de temor.
 
     Em meio a tantos percalços, os apóstolos foram exortados a revestir-se de perseverança. Talvez, fosse este o dom principal a ser pedido ao Espírito. Vítimas de perseguição prolongada, os apóstolos poderiam acabar cedendo às pressões e renunciar à missão recebida. Evidentemente, Jesus não exigia deles se entregarem voluntariamente nas mãos de seus carrascos. Isso seria insensatez! Quanto possível, deveriam fugir e se proteger. Mas, sem abrir mão da missão.
 
     A missão apostólica tem uma dimensão escatológica. Se o apóstolo persevera firme, até o fim, pode estar certo de receber o prêmio da salvação.
 
                                                                                                          Pe. Jaldemir Vitório 

Oração
Senhor Jesus, conceda-me o espírito de perseverança que me leve a ficar firme no meio das dificuldades e contrariedades da missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário