sábado, 12 de julho de 2014

Comentário do Evangelho - O modelo do discípulo

Jesus deseja comunicar a seus discípulos e a nós uma de suas verdades mais profundas: o Pai cuida de seus filhos e por isso podemos viver livres da ansiedade e do medo, esses inimigos que bloqueiam e ameaçam nossa experiência filial. Não omite, contudo, as dificuldades e perseguições que acompanharão sempre a vida dos que o seguirem. Será precisamente nesses momentos que teremos de esmerar-nos na confiança e no abandono. Temos Alguém sempre a nosso favor e isso nos basta.
 
      Basta olhar para a vida e o destino de Jesus para saber qual será a sorte de seus apóstolos. Não haverá engano! As reações provocadas pela pregação de Jesus seriam também provocadas pela pregação dos apóstolos. As perseguições desencadeadas por causa de seus milagres seriam também desencadeadas por causa do ministério dos apóstolos a serviço da vida.
 
      De certo modo, isto pode servir de referencial para a veracidade do seu ministério. Caso os apóstolos sejam cobertos de honrarias e recebam o reconhecimento dos grandes e poderosos, é sinal de que algo não está correto na sua pregação. É normal que as pessoas denunciadas por sua pregação se ergam furiosas contra eles.
 
      A certeza de gozarem a proteção do Pai do céu devia tornar destemidos os apóstolos. Se o Pai cuida dos mais simples elementos da natureza, não haveria de se importar com os apóstolos de seu Filho? Nada haverá de suceder aos apóstolos fora de seu consentimento. Isto reforça-lhes  a coragem e dá-lhes forças para resistir.
 
      Afinal, os apóstolos devem temer somente o Pai. Apenas ele tem o poder não só de tirar-lhes a vida física, como fariam seus perseguidores, mas também lançá-los na condenação eterna. Como Jesus foi temente ao Pai, o mesmo deveriam fazer seus apóstolos.
 
                                                                                                                      Pe. Jaldemir Vitório

 Oração
Senhor Jesus, faz-me seguir teus passos, especialmente, nos momentos difíceis da missão, sem renegar-te jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário