quarta-feira, 16 de julho de 2014

Comentário do Evangelho - O Elogio á Maria, Mãe de Jesus...

Este texto que meditamos hoje, traz a pessoa de Maria, Mãe de Jesus. Ela e seus parentes queriam falar com ele. E ele diz que são de sua família os que fazem a vontade do Pai. Numa primeira leitura pode parecer que Jesus é deselegante com sua mãe, mas, num momento de melhor compreensão, pode-se perceber que aconteceu o contrário. Ao dizer que são de sua família os que fazem a vontade do Pai, ele incluiu sua Mãe. Ela foi a primeira , no anúncio do anjo, que disse “sim” ao projeto e à vontade do Pai.
 
      Há duas citações do Noivo Testamento que leva o leitor a tirar conclusões precipitadas sobre a relação de Jesus com sua Mãe. Uma aquela onde uma mulher enalteceu Maria, quando exclamou para Jesus –“Bendito os Ventres que te amamentaram” e a outra é precisamente neste evangelho do “Dia de Nossa Senhora do Carmo”.
 
      O texto dá a entender que Jesus está em uma casa ou comunidade, quando alguém o informa que “Sua Mãe e seus irmãos estão lá fora e querem lhe falar”. Não há um contato visual entre Jesus e aqueles que estão lá fora, entendam-se, fora da casa, na porta. Se fosse em um local aberto, não seria necessário que alguém viesse lhe informar, pois Jesus mesmo veria a mãe e os seus primos, chamados de irmãos, e se encarregaria de os acolher.
 
      É necessário que alguém lhe informe, seria uma espécie de âncora, para que Jesus pudesse fazer este ensinamento de extrema importância para a nossa Vida Cristã. Não questionemos se o fato é histórico, se ele ocorreu ou não. Nossa atenção deve estar sempre voltada para o ensinamento que se origina a partir do “fato”, os sinóticos estão recheados com esse estilo de literatura, onde a intencionalidade do autor está bem definida. Neste caso, como já falamos, é o ensinamento e não o fato em si, que deve chamar a nossa atenção.
 
      Pois se o fato em si, vamos criticar a atitude de Jesus, que não acolheu seus familiares, entre eles sua mãe, e ainda por cima os ignorou, pois parece não ter dado a mínima para a informação recebida, de que a mãe e os irmãos estavam lá fora e desejavam lhe falar. Por outro lado, há uma certa historicidade na narrativa, pois com o desenrolar da missão de Jesus, os parentes mais próximos julgaram que ele estive fora do seu juízo perfeito e tentavam falar com ele para trazê-lo á normalidade e leva-lo para casa.
 
      Na verdade o evangelho ressalta a figura de Maria, Mãe de Jesus, aquela que por excelência “Fez a Vontade do Pai que está nos céus”. Os vínculos de uma intimidade com Jesus não têm como referência os laços de parentesco, Maria gestou Jesus primeiro na Mente e no coração, antes de tê-lo em seu ventre. Diferente de certas Instituições Humanas, onde parentes daquele que está  no poder, tem certos privilégios e honrarias, além de ser isento das obrigações, no Reio Novo que Jesus inaugurou, á submissão á Vontade do Pai é imprescindível para ter com ele uma relação mais íntima. Hoje há muitos cristãos que estão “DENTRO” de uma instituição Religiosa, entretanto, sua Vida e testemunho quando está “FORA” nem sempre está em conformidade com aquilo que se Professa na Fé.
 
Diácono José da Cruz
 
ORAÇÃO
Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário