domingo, 15 de junho de 2014

Meditação: Santíssima Trindade


         Os bispos, em Aparecida, falaram da Trindade como fonte da Igreja: "Os discípulos de Jesus são chamados a viver em comunhão com o Pai (1 Jo 1,30 e com seu Filho morto e ressuscitado, na “comunhão no Espírito Santo” (1 Cor 13,13). O mistério da Trindade é a fonte, o modelo e a meta do mistério da Igreja: “um povo reunido pela unidade do Pai do Filho e do Espírito”, chamado em Cristo “como sacramento ou sinal e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano”. A comunhão dos fiéis e das Igrejas locais do Povo de Deus se sustenta na comunhão com a Trindade." (DAp 155).
 
        Jesus fala também daqueles que preferem a escuridão à luz. Mas, os que vivem de acordo com verdade, aproximam-se da luz. Apresentam claramente, sem subterfúgios o que fazem segundo a vontade de Deus.
 
       O grande teólogo e doutor da Igreja, Santo Agostinho, tentou compreender o mistério da Trindade. Certa vez, passeava ele pela praia, completamente compenetrado, pediu a Deus luz para que pudesse compreender. Encontrou uma criança brincando na areia. Ela corria com um copo na mão até um pequeno buraco feito na areia, e ali despejava a água do mar. Voltava, enchia o copo e o despejava novamente. Agostinho perguntou à criança o que ela pretendia fazer. A criança lhe disse que queria colocar toda a água do mar dentro daquele buraquinho. Então, o Santo lhe explicou ser isso impossível. A criança, então, lhe disse: “É muito mais fácil o oceano todo ser transferido para este buraco, do que se compreender o mistério da Santíssima Trindade”.
 
        A criança, que era um anjo, desapareceu. Santo Agostinho concluiu que a mente humana é extremante limitada para poder assimilar a infinita dimensão de Deus e, por mais que se esforce, jamais poderá entender esta grandeza por suas próprias forças ou por seu raciocínio. Só podemos aderir pela fé este mistério descrito por Jesus no seu Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário