domingo, 22 de junho de 2014

Comentário do Evangelho - O Deus Cuidador que espera Fidelidade

  
        Na Revelação Divina, um dos modos que Deus mais gosta de apresentar-se ao homem é como um “Deus Cuidador”, que se assemelha a uma Mãe carinhosa e fiel no amor aos filhos, não se descuidando de nenhum detalhe.
 
        As Comunidades Cristãs do final do primeiro século estavam as voltas com a perseguição do Império Romano. As lideranças e especialmente os Missionários que tinham a missão de pregar ficavam com um certo receio em anunciar o evangelho. Deveriam falar dele abertamente ou apenas a um grupo reservado? Nos dias de hoje o cristão também passa por esta mesma dúvida cruel que gera insegurança e dificuldade em seu dia a dia. Deve se falar em Jesus e seu evangelho em todos os ambientes que frequentamos, incluindo trabalho e estudo, ou seria melhor reservar o anúncio para quando se está em comunidade ou na segurança do nosso grupo?
 
         Os Missionários Cristãos desta terceira geração dos cristãos, constantemente lembravam que Jesus falava de maneira reservada aos doze. Mas é bom lembrar que Ele os está preparando para a Missão. Mesmo assim, Jesus não fazia segredo daquilo que anunciava revelando o Pai. Há mesmo evangelho onde depois de abordar um ensinamento com a multidão, em casa retomava o assunto de maneira mais reservada aos seus discípulos.
 
        O evangelho de hoje deixa muito claro que o anúncio do Reino e dos valores do evangelho não é para ficar fechado dentro de um grupo ou religião. O Cristianismo não é nenhuma seita secreta que precisa ocultar aos insensatos o conteúdo da sua pregação. Os Gnósticos tinham esse cuidado pois entre eles havia os chamados “Iniciados” que estavam em um grau mais avançado. Não é o caso do anúncio da Boa Nova que se destina a todo homem e que deve ser falado as claras e de cima dos telhados para que todos ouçam e Vejam aquele que está anunciando.
 
        Evidentemente que o Pregador se compromete a viver com coerência o conteúdo da sua pregação. Não se deve ter nenhum receio, a Segurança e garantia vem de Jesus que enviou a todos os Batizados para ser uma Igreja em Missão. Vale aqui lembrar de uma frase espetacular que  mostra onde deve estar a nossa total confiança “Buscai primeiro o Reino do Céu e tudo o mais vos será acrescentado”.
 
        Quando se fecha alguma porta deste mundo, por causa do nosso posicionamento cristão, dez portas irão se abrir. Deus não nos deixa morrer a míngua. A garota ainda adolescente, pertencente a um Grupo de Jovens, estava sendo forçada pelo namorado, a terem a intimidade de marido e mulher. Por causa do seu principio cristã ela não cedeu e ele, indignado, acabou com o namoro. A garota sofreu, pois amava com sinceridade o rapaz. Algum tempo depois conheceu um outro rapaz em um retiro de jovens. Foi amor à primeira vista. Casaram-se e estão muito felizes com a missão de ser uma Família Cristã, a espera do terceiro filho.
 
        Nada neste mundo, respeito humano, opressão ou ameaça, deve-nos fazer negar o nosso testemunho cristão. Quem assim o faz ainda não é verdadeiramente Cristão!
 
Diácono José da Cruz
 
Oração
Senhor Jesus, que eu não seja enganado pelos falsos profetas que, mascarados de cordeiros, afastam os discípulos de ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário