segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Comentário do Evangelho - Reconciliação e perdão


É claro que Jesus tem de nos aumentar a fé. Porque precisamos ter muita fé em Deus e no irmão para perdoar sempre. Exatamente a mesma fé que Deus tem em nós, que nos perdoa sempre, uma e outra vez, convencido de que mudaremos, de que por muito que caiamos sempre na mesma pedra, algum dia nós a veremos e não nos pegará de surpresa. Precisamos de muita fé para dar sempre testemunho do perdão e da reconciliação, pois o verdadeiro escândalo é quando um cristão não é capaz de perdoar. Hoje lhe pedimos que aumente nossa fé, da qual precisamos muito.
 
 
         A comunidade cristã não é feita de pessoas santas ou incapazes de pecar. Pelo contrário, comporta, entre seus membros, gente afetada pelo egoísmo e sempre disposta a romper os laços fraternos, que mantém a unidade entre os cristãos. Uma comunidade esfacelada é o pior contratestemunho do Reino que possa existir. É uma declaração tácita de que o amor é impraticável, e a força do egoísmo, inexorável.
 
        Daí a exigência de o cristão se predispor, continuamente, a refazer os laços rompidos. Capitular seria um gesto anticristão, incompatível com as exigências do Reino.
 
        A reconstrução da comunidade cindida pela inimizade processa-se num duplo movimento: o reconhecimento do pecado, por parte de quem ofende o irmão, e a oferta de perdão, por parte de quem foi ofendido. É uma questão de boa vontade e de se deixar mover pela graça.
 
        Quem peca, deve ter consciência de suas faltas e das conseqüências negativas para a comunidade. O passo seguinte consiste em ser capaz de declarar-se arrependido e pedir perdão. É preciso ter a humildade de refazer este mesmo caminho, quantas vezes forem necessárias.
 
       Quem foi vítima da ofensa alheia, deve estar sempre pronto a perdoar, sem conservar ressentimento ou rancor no coração. Reconhecendo que o pecado resulta da fraqueza humana, terá para com o pecador arrependido a mesma paciência de Deus.
 
 Pe. Jaldemir Vitório
Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica
 
 
Oração
Espírito de reconciliação, mantenha meu coração aberto tanto para pedir perdão, quanto para oferecê-lo a quem tiver ofendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário