Os Fariseus viviam  perguntando a Jesus quando é que o Reino de Deus viria, esta é também uma  pergunta que todos nós nos fazemos. Quando o Reino vai acontecer? Isto é,  quando o Ser humano vai criar juízo e converter-se para acabar com as guerras,  intrigas, ódios, divisões de classes, desigualdades sociais, violência, questão  das drogas, reestruturação das Famílias, ladroeira e corrupção dos nossos  ilustres políticos. Bom... Que ninguém fique decepcionado, mas eu diria que  NUNCA, pelo menos não nesta vida...
          Esta afirmação  desanima qualquer um, então, porque lutar, acreditar no Bem, ser seguidor de  Jesus Cristo, Membro da igreja, não seria melhor "jogar a toalha"?  Então agora vem a Boa Notícia que Jesus dá aos Fariseus e a todos nós deste  terceiro milênio "O Reino de Deus já está entre vós!" Isso é, há uma  realidade invisível bem no coração de cada ser humano, um pouquinho de  esperança sendo gestada no silêncio de cada um de nós: eis aí o Reino de Deus,  invisível e insignificante (quem vai acreditar em algo que não se vê?) nesse  mundo do Consumismo e imediatismo, onde as pessoas são induzidas a ser feliz  aqui e agora?
          Mas o Reino está aí,  mataram a Jesus de Nazaré e pensaram tê-lo destruído, mas no meio da tragédia  da sua morte, o Reino tomou mais força, nasceu frágil na comunidade primitiva,  tentaram destruí-lo matando os seguidores de Jesus na arena, para ser comido  pelos leões, mas novamente o Reino de Deus, renasceu do sangue dos nossos  mártires e cresceu forte.
          Com o passar do tempo,  as forças contrárias bombardearam o Reino, e até dentro da igreja o mal se  infiltrou para combater o Reino, mas a cada investida das forças do mal, o  Reino se refaz na Ressurreição do Senhor, e já se passaram três milênios de  história. 
        O Reino de Deus não surge e nem se manifesta nos grandes triunfos, ou  feitos heróicos e prodigiosos, mas dos fracassos da vida do homem, parece que  Deus ajunta os cacos e vai nos refazendo, nos moldando como um Oleiro, o Reino  é feito de Esperanças e sonhos, que um dia serão todos realizados, o Mal não  conseguirá detê-lo.
          O outro recado do  evangelho, é não confundir o Reino com as instituições humanas, sejam elas  Religiosas, Sociais ou Políticas, quando muito, as ideologias de cada  instituição pode estar em sintonia com alguns valores do Reino, mas não SER o  Reino, nem mesmo e muito menos as religiosas, a Igreja é sinal e expressão do  Reino de Deus, que um dia Jesus inaugurou no meio dos homens, mas não é a Dona  exclusiva do Reino.
          Ele não está nas  Estruturas humanas, mas no mais íntimo de cada homem e mulher, as instituições  passarão, mas o Reino é Perene e um dia se tornará visível e definitivo. Jesus  Cristo é o Reino e por isso ele afirmou "O Reino de Deus está no meio de  vós". Os Fariseus, só conseguiam ver o reino nas instituições, sonhos e esperanças  humanas, que o vento das ilusões irá carregar para bem longe. Estar no Reino e  acreditar Nele, é sonhar e esperar com Deus presente em Jesus, é se permitir  que em nossas fragilidades humanas Deus vá edificando o Reino que Jesus plantou  em nós com a sua Salvação que nos trouxe a Graça. 
Diácono José da Cruz 
Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP
ORAÇÃO
Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.
Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele.
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário