quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Comentário do Evangelho - Ao encontro dos pecadores

Diante deste Evangelho: 1) Podemos pensar que, se quisermos nos aproximar de Deus, precisamos aproximar-nos dos pecadores, dos marginalizados. Aí é que Jesus se situa. Justamente porque Deus quer a salvação de todos, preocupa-se mais com os excluídos. Se quisermos encontrar Deus, teremos que estender as mãos para o irmão. 2) Ou podemos simplesmente dar graças a Deus porque se aproximou de nós, pecadores, porque não nos deixou abandonados. Do nosso coração tem que brotar um "agradecimento” enorme porque encontramos graça, perdão e misericórdia aos seus olhos.
 
          A pedagogia de Jesus, no trato com a humanidade, foi aprendida diretamente do Pai. Este quer ter junto de si todos os seus filhos. Quanto mais distantes estiverem, tanto mais Deus desejará atrai-los com o seu amor. No coração do Pai não há lugar para o ressentimento, o desejo de castigar, o fechamento para o perdão. Tudo nele é amor, compreensão, esquecimento das ofensas recebidas, disposição para acolher e recomeçar.
 
          Foi assim que Jesus tratou todas as pessoas. De modo particular, os pecadores e as vítimas da marginalização social foram objeto de sua acolhida carinhosa. Recusando a se tornar juiz deles, buscava fazer-se próximo, de modo a mostrar-lhes o quanto eram amados pelo Pai. Acolhendo-os e pondo-se à mesa com eles, quebrava um tabu social de segregação a que estavam relegados, revelando-lhes a dignidade de seres humanos.
 
         Indo ao encontro deles, manifestava-lhes o propósito divino de não rejeitá-los e seu anseio de fazê-los voltar à casa paterna. Alegrando-se com a sua conversão e disposição a fazer penitência, revelava a confiança do Pai na capacidade do ser humano renunciar ao seu mau caminho para reinserir-se nos caminhos de Deus.
 
          Os adversários olhavam com suspeita para o modo como Jesus tratava os pecadores. Só nutriam o desejo de que fossem punidos por Deus e votados à condenação eterna. Nada mais incompatível com os ideais de Jesus!
 
Pe. Jaldemir Vitório
Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica
Oração
Espírito de benevolência para com os pecadores, dá-me a mesma disposição de Jesus no trato com quem se encontra longe de Deus e precisa ser reconduzido à casa paterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário