terça-feira, 28 de abril de 2015

Comentário do evangelho - Uma incógnita sobre Jesus

 A palavra de Deus forma comunhão entre as diferentes pessoas e povos que se abrem a ela, assim como Jesus forma unidade de amor e de vida com o Pai. E mesmo em tempo de perseguições e crise, nós e a Igreja, através do Espírito Santo, nos tornamos mais vivos e comprometidos com o projeto de Jesus, o qual se revela o verdadeiro Discípulo, disposto a assumir a missão que o Pai Lhe confiou.
 
     Jesus havia proclamado Eu sou a porta do redil das ovelhas, “Eu sou o Bom Pastor“. Com estas palavras, Jesus está se firmando como modelo para aquele que tem a responsabilidade de estar à frente das comunidades eclesiais, familiares e pastorais.
 
     Como Bom Pastor, Jesus conhece suas ovelhas e elas O conhecem. O conhecer às ovelhas, e ser conhecido por elas, são características fundamentais do Pastor, sendo fruto do convívio e do diálogo que vai fortalecendo o amor.
 
     Ao dedicar sua vida as suas ovelhas o Pastor está comunicando vida a elas. Os judeus que rodeavam Jesus perguntaram: Até quando nos deixará em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente?
 
     Perguntaram isto porque não conheciam a missão que Jesus recebeu do Pai, como Bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas e vida sem fronteiras, sem eleições particulares e sem limites: Jesus é a luz verdadeira que ilumina todo homem, e a todos que O recebem tem o poder de ser tornarem filho de Deus.
 
     Mas eles ainda não acreditavam, por isso precisavam deste questionamento, e nós até quando questionaremos , será que ainda não estamos conseguindo ouvir a voz do Bom Pastor? Não estamos reconhecendo, ou só reconhecemos quando estamos vivendo situações adversas?
 
      Estamos assumindo nossa missão de filhos de Deus, estamos de fato aceitando esta relação pessoal e amorosa com Jesus presença viva no irmão? Pois a relação de conhecimento e amor entre Jesus e suas ovelhas é da mesma natureza que a relação entre Jesus e o Pai.
 
      Então pelo conhecimento e pelo amor a Jesus e ao nosso próximo, inserimo-nos na vida Divina Trinitária, em comunhão de Vida com o Pai e o Filho e o Espírito Santo, pois somos canal de graça para que homens e mulheres possam ouvir a voz de Jesus, e assim possam se sentir integrantes de seu rebanho e que possam segui-lo rumo à Vida Eterna.
 
      Peçamos neste dia que Nossa Senhora Mãe de Jesus e nossa, nos ajude a ser mais comprometidos com a paz, e que nos leve pela mão ao encontro com o seu filho Jesus e que nós possamos realmente ser o canal de graça por todos aqueles que passarem por nós. Amém.
 
Walter Evaristo Goncalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário