domingo, 5 de abril de 2015

Comentário do evangelho - O despertar da fé


No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo bem de madrugada e viu que a pedra tinha sido retirada. Podemos entender o primeiro dia como uma referência à nova criação, a um novo tempo que se inicia com a ressurreição de Jesus. Ela saiu correndo ao encontro de Pedro. Diferente do relato da vigília pascal, hoje Maria Madalena não tem uma boa notícia para comunicar aos discípulos, apenas uma triste constatação: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram".  Maria Madalena ao ver a pedra removida, constata que seu Senhor foi retirado do túmulo. Retirar o Senhor do túmulo é muito mais preocupante do que simplesmente ver a pedra removida. Por isso, também Pedro e o outro discípulo, João, correm.  O discípulo amado por Jesus entrou no túmulo, viu e acreditou. O discípulo vê os panos funerários e os identifica com um sinal. Aqui ainda não podemos dizer que ele acreditou na ressurreição do seu Senhor, pois, em seguida, o evangelista vai concluir: "Eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos".

             A ressurreição desperta os discípulos para a verdadeira fé em Jesus. Pode-se falar da fé deles ao longo do ministério terreno de Jesus. No período pré-pascal, porém, faltava-lhes o dado da ressurreição, essencial para uma adesão plena ao Senhor.

             A fé pré-pascal tinha algumas limitações: estava calcada num messianismo demasiado terreno no qual se privilegiava a dimensão humana e política de Jesus, em detrimento de sua condição divina; dependia da presença física do Mestre para se sustentar. Apesar da insistência de Jesus, os discípulos estavam ainda muito centrados em si mesmos, sem se dar conta de que era preciso dar testemunho de sua fé.

             A constatação do túmulo vazio serviu, para o discípulo amado, de indício de que algo novo estava acontecendo. A afirmação do evangelista – "Ele viu e acreditou" – revela o desabrochar da consciência de que Jesus era muito mais do que João podia imaginar. O túmulo vazio não foi prova da ressurreição, mas um sinal de alerta. Tanto Maria Madalena quanto Simão Pedro fizeram a mesma experiência. No entanto, deles se fala que ainda não tinham compreendido a Escritura segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. Eles foram incapazes de perceber o sinal.

             A dinâmica da fé no Ressuscitado exigiu dos primeiros discípulos a superação de certos esquemas, de modo a se predisporem a acolher a novidade que o Pai lhes revelava.
 
Pe  Jaldemir Vitório
      
Oração
Pai, desperta no meu coração uma fé verdadeira em Cristo ressuscitado, presente e vivo em nosso meio, vencedor da morte e do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário