sábado, 4 de abril de 2015

Comentário do evangelho - À espera da ressurreição

 
Segundo o evangelista Marcos, as três mulheres, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé são as primeiras a receberem a notícia de que o seu Senhor não estava mais no túmulo. Quando foram ungir o corpo de Jesus, ao nascer do sol, encontraram o túmulo vazio. Com que alegria devem ter acolhido as palavras daquele jovem mensageiro: "não vos assusteis! Procurais Jesus, o nazareno, aquele que foi crucificado? Ele ressuscitou! Não está aqui! Vede o lugar onde o puseram!". O mensageiro comunica-lhes ainda uma certeza que deverá ser anunciada aos demais discípulos: O Senhor "vai à vossa frente para a Galiléia. Lá o vereis, como ele vos disse!".   (Comece o Dia Feliz - Paulinas)

             A morte e a sepultura de Jesus impactou profundamente os discípulos. Eles não compreendiam como o Mestre, tão justo e fiel a Deus, tivesse padecido a morte dos malfeitores; como tivesse sido reduzido à mais total impotência e fraqueza, já que se manifestara poderoso em gestos e palavras; como pudesse ter morrido no mais total abandono, tendo sempre vivido em profunda comunhão com Deus e servido incansavelmente ao povo. Quem havia considerado Jesus um Messias político e esperado dele a libertação do jugo romano, passava pela decepção de ver seus planos frustrados. Quem havia nutrido uma grande amizade por ele, chorava a perda do amigo querido, na dor da saudade de não tê-lo mais junto de si.

             Num primeiro momento, a comunidade dos discípulos considerou a morte de Jesus num prisma puramente humano, não contando com a intervenção do Pai. Por isso, o dia seguinte à sepultura foi tempo de dor e perplexidade para eles, diante da perda do Mestre.

             Porém, a Ressurreição ofereceu uma luz nova para a compreensão da morte de Jesus, e levou a comunidade cristã a transformar em tempo de esperança aquele que medeia a morte e sepultura do Senhor e sua Ressurreição. O grão de trigo, tendo sido lançado à terra e morrido, estava destinado a produzir frutos de vida para a humanidade.
                                                                                            Pe Jaldemir Vitório
      
Oração
Senhor Jesus, abre o meu coração para a esperança, que me leva a superar o desespero e a frustração diante do mistério da cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário