sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Comentário do Evangelho - Os companheiros de Jesus

A comunidade de Marcos guardou em sua Tradição esta passagem da vida de Jesus que lhe servia de orientação. Impressionava-a o fato de que antes de tomar uma decisão importante – como tinha sido a escolha de seus doze apóstolos –, Jesus tinha orado. Só depois disso é que selecionou os doze apóstolos. Poucos. Não era, porém, o número que importava, mas a qualidade do "instrumento” que deveria cooperar com a ação da graça. Certamente a missão poderia lhes parecer imensa, mas várias vezes Jesus lhes pediria que não tivessem medo, pois lhes assegurava que estaria sempre com eles.
 
 
       A escolha dos primeiros companheiros de Jesus foi feita a dedo. Foi chamado quem ele quis. De nada adiantava se oferecer, pedir para ser recebido como discípulo ou apresentar prerrogativas pessoais. Jesus sabia quem deveria tomar parte naquele grupinho mais chegado a ele.
 
       A quantidade dos escolhidos tinha um valor simbólico. O número doze evocava as doze tribos do antigo Israel, libertado da escravidão do Egito. O grupinho de discípulo estava, pois, destinado a ser semente de um povo novo. E tomaria o lugar do Israel do passado, cujas funções na história já haviam se esgotado. Seu sucessor é o grupo formado por Jesus.
 
       Os doze receberam como incumbência dar continuidade à dupla face da missão de Jesus. Eles seriam enviados para ser anunciadores da boa-nova do Reino, destinada a transformar a vida dos indivíduos.
 
       A pregação consistiria num chamado insistente à conversão, com seu componente de mudança de vida e de mentalidade. A pregação seria ratificada com a realização de gestos poderosos de expulsão dos demônios. A vitória sobre os demônios seria um sinal da eficácia do Reino no coração das pessoas.
 
       A ação dos discípulos, desta forma, faria a ação de Jesus continuar a dar seus frutos na história. Esta é a tarefa de todo discípulo autêntico.
 
Pe. Jaldemir Vitório
Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica
 
Oração
Senhor Jesus, tu me chamaste pelo nome para seguir-te. Ajuda-me a levar adiante a missão de proclamar o Reino e fazê-lo frutificar na vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário