quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mensagem: Eis o Mistério da Fé!



     Celebramos a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo no Ano da Fé. E isso nos leva a refletir sobre os aspectos centrais de nossa fé no "Augusto Mistério" da Eucaristia e a renovar nossa fé nesse dom precioso deixado por Jesus à sua Igreja.
  
      A Eucaristia é o Sacramento do sacrifício de Jesus Cristo, que se entregou à morte de cruz, como "preço pelo nosso pecado". Ele é o "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Toda vez que oferecemos a Deus o Sacrifício Missa, fazermos isso "em memória" de Jesus Cristo, daquela única e suprema doação de sua vida a Deus em favor de toda a humanidade. Nossa participação, com fé, na celebração da Eucaristia, nos dá também os frutos do perdão e da reconciliação com Deus e da vida em Cristo.
     É o Sacramento da comunhão com Deus por meio de Jesus Cristo. Por isso, quando participamos da Eucaristia e recebemos a comunhão, Jesus Cristo nos une mais a si e a Deus Pai e nos concede o dom de sua vida e de sua amizade. Ao mesmo tempo, a Eucaristia nos une como irmãos e estreita os laços vivitais entre todos os que recebem esse mesmo sacramento.
     É o "pão da vida", Sacramento do alimento, que nos alimenta desde agora para a vida eterna, que é o próprio Jesus: "quem comer deste pão, tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia".
     A Eucaristia é, por excelência, o Sacramento de Jesus Cristo, que continua presente com Igreja e a humanidade "até os fins dos tempos". Por isso, sua presença e o significado salvador dessa presença junto a nós é realizado de modo sacramental na Eucaristia.
     A Eucaristia é também o Sacramento da Igreja, entendida como a união dos discípulos com Jesus, que está com eles e à frente deles como Mestre, Pastor e Sacerdote. A celebração da Eucaristia torna "visível" o mistério a Igreja e de sua missão no mundo.
    
     Eis, o "mistério da fé"! Nele e por ele anunciamos a paixão e morte de Jesus, proclamamos sua gloriosa ressurreição e nutrimos nossa esperança de participar na vida eterna, na plenitude da salvação, enquanto esperamos com amor a sua vida!
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário